5 considerações sobre Santiago - Chile

15 de setembro de 2015

Depois do mini sumiço de postagens, voltamos com uma pequena justificativa! Fomos comemorar nosso 1º aniversário de casamento em Santiago, no Chile. Enquanto não saem as postagens com dicas de lugares, passeios e tudo mais que vimos por lá, ficam aqui algumas considerações sobre a cidade.

1) Turismo

Pra todos os tipos de gostos e pessoas. Quer passeio com emoção? Tem a cordilheiras dos Andes pra passeios com neve e sem neve (nosso guia comentou de uma trilha inclusive). Quer cultura? Tem museus pra todos os gostos também: de arte, história, cultura, biodiversidade... e vários deles são gratuitos! #ficaadica Quer praia? Tem também, só não empolga muito porque é gelaaaaaaaada! Entre muitas outras opções... O Chile não me encantou no primeiro momento, mas foi só conhecer um pouco mais que já fiquei doida pra voltar de novo!


2) Comida

Confesso que não fui muito feliz com a culinária santiaguina. Praticamente TUDO tem abacate (lá você verá como "palta") e não ficam restritos à salada não, tem inclusive no hambúrguer e cachorro quente. Fui inventar de ver como seria a experiência e posso ter sido azarada, mas não apreciei nenhum pouco! :( 


3) Transporte

Muito eficiente e organizado. Você consegue chegar a praticamente a todas as atrações turísticas de metrô e ônibus. Comparado aos preços de São Paulo/Buenos Aires e a cotação horrível do nosso real, achei um pouco caro. Custava em média 660 pesos chilenos cada passagem, variando de acordo com o horário, sendo que nos horários de pico o valor era maior (início da manhã e final de tarde, como em toda a cidade!). 


4) Preços

Esse ponto liga ao primeiro e segundo, achei Santiago uma cidade um pouco cara. Tivemos que ser bem muquiranas econômicos para nos mantermos no nosso orçamento. Porém ficamos na dúvida se realmente está tudo caro ou se realmente nossa moeda está a preço de banana :( diria que Santiago teria o mesmo custo de vida de São Paulo (deslocamento, hotéis e alimentação) e mais caro que Buenos Aires (das capitais que conhecemos na América do Sul). 


5) Patriotismo 

Sem saber, passamos uma data muito marcante para o povo chileno, dia 11/09 lá. Essa data marca o golpe militar no país. Não vou me aprofundar na história, até porque ainda não estudei o bastante sobre ela, mas fiquei bem chocada com o pouco que entendi desse golpe. Nesse dia o comércio fechou mais cedo e fomos orientados a evitar sair tarde na rua. 

Fora essa parte triste, percebemos que os chilenos tem muito orgulho do país que vivem. Por todo o lado víamos bandeiras e mais bandeiras do Chile, nas casas, nas lojas, na rua... (Ao contrário do Brasil que só vemos bandeiras nas manifestações e Copa).


Extra: Hotéis

Ao contrário da maioria dos blogs de viagem que recomendam que as pessoas se hospedem na região central ou no bairro de Providência, aproveitamos os pontos da rede Accor e nos hospedamos no Ibis Estación Central que ficava bem perto do metrô e de um ponto de ônibus/rodoviária. 

Pontos positivos: o valor do hotel era bem inferior ao dessas regiões citadas anteriormente e mantivemos um ótimo custo benefício pela rede Ibis. Quarto confortável, café da manhã bem completo, bom atendimento e conseguimos um preço super bacana pelos pontos. Também foi muito vantajoso para pegarmos o ônibus para ir para Viña e Valparaíso (já que a rodoviária era ao lado) e na volta, o ônibus para o aeroporto, como se fosse o Airbus Service daqui de SP-GRU. Muito mais barato que táxi e a Van que pegamos na ida (por não saber quão perto a rodoviária era do nosso hotel, mancamos nessa haha).

E como viajamos um dia para Viña/Valparaíso e outro para a Cordilheira nem interferiu muito a distância do hotel para a região mais central. ;)

Pontos negativos: única atração turística próxima foi o parque Quinta Normal, onde fomos em 2 dos museus mais bacanas da cidade. De resto gastávamos um tempinho de deslocamento no metrô, mas nada impossível.  

Ficou curioso para conhecer um pouco mais ou tem mais alguma curiosidade de lá? Comenta aí!


Posts similares

comentários

  1. que incrível sua viagem! Tenho vontade de conhecer o Chile :)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um país muito bacana mesmo Wanessa! vale a pena se programar para conhecer :D

      Excluir
  2. Que lindo adorei
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderExcluir
  3. Nossa! hahahah nao sabia desse lance do abacate! Achava que isso só acontecia no México e olhe lá! Meus pais estavam querendo ir em outubro pra Santiago, mas acabaram desanimando pela desvalorização do real também... Mas bom saber que tem passeios legais e que o transporte publico (ainda que não tao barato!) é eficiente!!

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, quando eu vi abacate até no hamburguer fiquei de cara hahahaha
      Mas avisa seus pais que apesar da desvalorização ainda compensa ir!!

      beijo beijo

      Excluir
    2. isso e uma cultura que vem da españa, no peru, argentina, uruguay, colombia, mexico... todos os paises que falam español praticamente comem palta/agacuate eu acho uma delicia :D #costumeijá

      Excluir
  4. Chile é um destino que eu nunca me interessei... Mas venho vendo algumas fotos e curtido bastante! É mais perto e acessível, sem deixar de ser um ótimo ponto de turismo.
    www.camilakellen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também não, acredita? mas fui surpreendida! tem muito mais além da neve =D

      beijoo

      Excluir
  5. abacate em tudo? eca kk Mas a viagem deve ter sido maravilhosa!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo.. super triste para nos brasileiros né? hahaha

      beijoss

      Excluir
  6. Meu sonho fazer uma viagem dessas, as fotos ficaram lindas, beijos
    http://www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  7. Fui pro Chile em julho e caraca, que lugar maravilhoso!!!!
    É exatamente assim
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também foi embora querendo voltar? hahaha


      beijoooos

      Excluir
  8. Chile lugar lind, haha não ia gostar de comer algo que tenha abacate kk, beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A culinária é terrível mesmo. A comida não é muito temperada... o melhor é fazer. Morei lá por um mês e já fui outras vezes a turismo não vejo a hora de me mudar por definitivo para o Chile. O custo de vida lá é alto sim principalmente alimentação mas isso fica ainda pior com essa desvalorização da nossa moeda.
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho muita vontade de conhecer os países do nosso continente. É um objetivo meu!
    Logo, o Chile é um deles.
    Não vou ter problemas com o abacate! Eu amooo de tudo quanto é jeito! rsrs...
    O que pega mesmo é a dsvalorização do nosso dindin!

    Adorei o post e estou ansiosa por mais!
    Conta sobre os passeio e os valores em reais, please!

    bjO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Já estou cobiçando o Peru pra conhecer Machu Pichu =D


      beijo beijo

      Excluir
  11. ahah gostei imenso o post. as comidas têm óptimo aspecto eheh
    xoxo,
    Sandra Color-s

    ResponderExcluir
  12. Que estranho eles colocarem abacate no cachorro quente, rs.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  13. Esse lugar me parece muitissimo atraente, e é um dos meu destinos. Ainda não fui, mas é o lugar que mais pretendo ir numa primeira viagem internacional. Beijos

    girassoiseoutrascoisas.blogspot.com
    sweet--hope.blogspot.com

    ResponderExcluir