Dois museus completamente diferentes em Santiago

5 de outubro de 2015

Pertinho da estação do metrô Quinta Normal, encontramos um parque de mesmo nome, lugar muito agradável, arborizado e bem cuidado. Mas esse não foi o motivo de termos ido até a região. Além do parque, podemos adicionar à visita dois museus muito bacanas que infelizmente não aparecem com frequência nos roteiros. Por isso achei que valesse a pena trazer pra cá ;)

Li que estes museus/parques foram feitos propositalmente na periferia da cidade buscando levar arte, cultura e informação a região. Saliento o informação, pois principalmente o Museu da Memória e dos Direitos Humanos vem com uma proposta muito interessante: "Não esquecer para não repetir".  

1) Museu Nacional de História Natural

De um cuidado e organização fantásticos. Mostra todo um desenvolvimento da biodiversidade (fauna, flora e até cultural), e de certa forma, não apenas chilena, porque acaba sempre comparando com algum outro local do mundo. Aprendemos diversas curiosidades! E é gratuito!

Eu super gostei e o Sr. Rodrigo AMOU! Ah, e se filhos tivesse, lá levaria! Vi um pivetinho chileno todo empolgado por lá...



2) Museu da memória e dos direitos humanos

Esse foi o motivo de termos vindo parar nessa região! O museu acima foi apenas brinde da visita, já que eles estão a uma quadra de distância... O Rodrigo recebeu a indicação de um amigo e lá rumamos para essa região não tão explorada de Santiago. 

Esse não é um museu para você ir se distrair, ver belas paisagens ou boas histórias. O clima ali é tenso, de história pura, e infelizmente uma história bastante sofrida pelos chilenos. Esse museu retrata os acontecimentos decorrentes ao golpe da ditadura militar chilena (1973-1990), sendo o General Pinochet, o governante do país a partir daí. Eu particularmente desconhecia a história e a conforme ia entendendo o ocorrido, mais me chocava e sensibilizava... 


A visita também é gratuita e infelizmente não era permitido tirar fotos dentro do local e fiquei feliz em ver que as pessoas realmente respeitaram essa recomendação. Ao final, ficamos de certa forma, comparando nossa história e nossa realidade à deles, porque apesar de também termos sofrido um golpe militar, boa parte da nossa história infelizmente é desconhecida pela sociedade. 

Depois da visita li um pouco e descobri que em Porto Alegre também tem o Museu de Direitos Humanos do Mercosul, alguém já conhece?

Posts similares

comentários

  1. Amo museus! Sempre que vou em uma cidade nova, faço questão de conhecer pelo menos um :D
    Bisous,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certinha! Temos que adquirir mesmo esse hábito ;)

      Excluir
  2. Que lindo <3 adorei. Eu não conheço o de Porto alegre, infelizmente! :/
    beijos
    www.blogbelezamake.com

    ResponderExcluir
  3. Que beleza esses museus, fiquei encantada principalmente com o primeiro... Arquitetura linda, e ainda por cima é gratuito, né? Que bacana:) Amei suas fotos!
    Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, obrigada! e a gente sempre aprende nessas visitas, isso que é o mais legal =D

      Excluir
  4. Museu maravilhosos amei as postagem, uma semana abençoada para você.
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=EgeQXJjUpSQ
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que dicas maravilhosas Lorraine. Eu já fui para Santiago algumas vezes e não conheci esses dois museus. Eles certamente estarão nos meus planos na próxima visita!

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Fiquei curiosa pra conhecer os 2 museus, pena que não deu pra tirar fotos dentro de um deles, mas regras são para serem respeitadas!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
  7. Lindos lugares, gostei do primeiro museu!
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  8. Amo muses, sempre fico fascinada.
    Aqui em SP sempre que posso os visito, acho que deveriam promover ainda mais visitas a museus, costumam ser baratos e bem legais.
    Adorei os modelos que mostrou, lindos e interessantes.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  9. Acho que existem dois tipos de pessoas no mundo: as que adoram museus e as que odeiam. Eu faço parte do time que adora. Acho tão interessante visitar museus, independente de qualquer coisa. Só visitei dois até hoje, mas quem sabe logo eu visite mais, né? Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, quanto mais a gente conhece, visita, maior vai ficando a vontade! Você está certíssima =D

      beijos

      Excluir
  10. Eu tive a oportunidade de ter ido no Museu de História Natural, quando estive em Santiago! Vale a pena mesmo!

    Ótimas dicas :)

    Beijinhos,
    Vanessa.
    www.resolvipostar.com.br

    ResponderExcluir