Dicas sobre o Rio de Janeiro

19 de novembro de 2015

Sou do tipo que ama viajar: sozinha, acompanhada, gastando o mínimo, aproveitando o máximo, dormindo pouco. Quer dicas para viajar pro Rio de Janeiro?! Yaaaay, está no lugar certo!




Como ir?
Eu moro em São Paulo e gosto de ir para o RJ de ônibus, acho um ótimo custo benefício, durmo a viagem toda, chego lá de manhãzinha. Sempre acesso o site Busca Ônibus e vejo todos os horários disponíveis e preços:



Chegando lá, a rodoviária possui um stand de turismo em que você pode pegar mapas da cidade, tirar dúvidas, etc. Há pontos de táxi por ali e você também pode pegar algum ônibus para seu hotel/hostel/whatever. Só perguntar que te falam, é incrível como os cariocas sabem os números dos ônibus e te ajudam! :)

Onde ficar?
Já pesquisei uma infinidade de hostels (sempre fico em hostels, nunca em hotel). Gosto do clima, gosto de conhecer gente nova, do mundo todo...  Fui duas vezes ao Rio e fiquei em dois hostels diferentes:

1. A primeira vez que fui, fiquei no Discovery Hostel, na Glória, centro do RJ. Era o hostel com melhor nota no Tripadvisor (http://www.discoveryhostel.com/pt/).
  • Localização: suuuper boa: restaurantes, supermercados, bancos, farmácias, pontos de ônibus, metrô na esquina, maaaaas longe de praias. Fica bem pertinho da Lapa também, dá pra ir à pé!

Mapa de um pedaço do RJ só para ter uma noção da localização
  • Atendimento: o host foi ótimo, deu um mapa da cidade, anotou número de ônibus, deu dicas de onde ir, como ir, quando ir, etc. Há um quadro com eventos de cada dia e você também pode agendar passeios pelo hostel. Você pode deixar as malas em um locker antes e/ou depois de fazer o check in/out, sem problemas! Você pode alugar toalhas, usar o computador, utilizar e deixar sua comida na cozinha.
  • Quarto: fiquei em um misto, com 6 camas e foi muito tranquilo, ná época (Janeiro de 2015) paguei R$50/noite. Estavam bem limpinhos, o locker depende do quarto: alguns ficam debaixo da cama, outros fora do quarto. Há tomadas para todas as camas, os quartos são relativamente espaçosos, também possuem ar condicionado e ventilador.
  • Café da manhã: não tomei nenhuma vez, sempre saía antes do horário que eles serviam, que era das 8 às 10. Tem um barzinho também que eles fazem caipirinha e comidinhas! 
  • Pontos negativos: os banheiros em hostel nunca são impecáveis, né? Sempre deixam um pouco a desejar, mas nada problemático. Um dos banheiros era beeem grande e limpinho. E geralmente aquela filinha básica pra tomar banho em horários de pico! haha super recomendo o Discovery! Muito bem cuidadinho e limpinho :)

Sala/recepção do hostel :)
2. A segunda vez que fui, fiquei no  Pousada Bonita Ipanema, em Ipanema. Estava procurando algum lugar mais perto da praia, com uma boa localização, perto de transportes públicos e etc. Site: http://www.bonitaipanema.com/

Localização do hostel

  • Localização: muuuuuito boa (acho que quando a gente viaja, localização é tudo, né?). Muuuitos restaurantes (é perto da Vinicius de Morais), lanchonetes, bares, supermercados, lojas de departamento, praça General Osório que possui feirinha aos domingos com muita coisa legal, pontos de ônibus, metrô a uma quadra do hostel,  Lagoa Rodrigo de Freitas e as praias de Ipanema! Tem tudo que você precisa perto!
  • Atendimento:  foi ok, nada excepcional, não me indicaram passeio nenhum, e nem deram dicas, mas também tinha um quadro com as festas, trilhas e etc do dia. Também é possível deixar as malas lá antes/depois de check in/out, e você pode tomar banho lá mesmo depois do check out.
  • Quarto:  fiquei em um misto, com 6 camas (eram treliches, eu detesto, mas foi ok). O quarto era bem apertadinho, os lockers são armários mesmo. Havia uma tomada pra cada cama e luzes individuais também. Fui em Julho de 2015 e paguei R$70/noite acredito. 


  • Café da manhã: era bem bom! Sucos, café, leite, chá gelado, várias frutas, frios, cereais, granola, iogurte, bem completinho e bem gostoso. Eles não possuem bebedouro, você precisa comprar sua água, e você pode guardar as coisas na cozinha com uma etiquetinha e também cozinhar lá.
  • Diferencial: cada dia eles têm uma atividade de interação com os hóspedes, então um dia da semana tem filme, outro churrasco (era uns 20 reais pra comer à vontade uma comida deliciosa!), e etc. Tinha vários gringos, muita gente legal por lá, o espaço social era grande e legal, tinha também uma piscina.

  • Pontos negativos: o wi-fi não pega no hostel inteiro (inclusive no quarto!) o sinal era bem ruim mesmo, ao lado do metrô tem a entrada pra uma favela, os banheiros eram meio caos em certos horários do dia e bastante disputados pra tomar banho (o hostel é bem grande, então às vezes não atendia), os quartos não estavam tão limpos e alguns lockers não trancavam.
Resumindo: vale pela localização, não tanto pelas outras coisas.

3. Minhas amigas sempre ficam no El Misti Copacabana (http://www.elmisticopacabana.com/)
O hostel tem várias unidades no RJ, em localizações diferentes. Nunca me animei pra ir pra lá porque sempre via reviews meio ruins, mas minhas amigas nunca tiveram problemas! Vale pesquisar/arriscar se for o caso :)

4. Se você for em várias pessoas acho que compensa procurar pelo Airbnb, conheci pessoas que já utilizaram e acharam que vale bastante a pena! Site: www.airbnb.com.br. Pra quem não sabe você pode buscar por quartos, hostels, apartamentos, pelo mundo para quando for viajar. Você entra em contato diretamente com o proprietário do local, há várias reviews, notas, explicações e fotos. Nunca usei, mas já ouvi falar muito bem :) se alguém usar me conte a experiência!


O que fazer?
Fui duas vezes ao RJ, por 3 e 4 dias, em Janeiro e Julho. Vou citar meus roteiros e depois farei posts mais detalhados sobre cada um. Lembrando que eu gosto de fazer e visitar 729764937 lugares/coisas por dia e aproveitar cada segundo. Então qualquer coisa dividam em mais dias! :)

  • Roteiro 1: Não conheço nada do Rio, e agora?
Dia 1: Centro (preferivelmente em dia de semana por segurança) + Lapa + Escadaria Sélaron + noite na Lapa
Dia 2: Asa delta na Pedra Bonita + Cristo + Jardim Botânico + Parque Lage + por do sol no Arpoador
Dia 3: Pão de Açúcar + Praia Vermelha (praia em frente ao Pao de Açúcar) + alguma praia que queira ir
Quando fui era uma semana antes do carnaval, então a cidade já tinha bloquinhos e etc, deixei o último dia pra ir em um bloquinho em Ipanema. Achei uma boa forma de estar no clima do carnaval, sem aquele caos que fica a cidade

  • Roteiro 2: Já conheci o básico do Rio, e agora?
Dia 1: Centro (o que ficou faltando da primeira ida ao Rio) + Niterói (especificamente o MAC)
Dia 2: Trilha da Pedra do telégrafo + praias da região + Barra + por do sol no arpoador (sim, se novo!)
Dia 3: Trilha da Pedra Bonita + praias (Leblon, Ipanema, se quiser, Copacabana também) + noite na Lapa
Dia 4: Mais praia!!!

Então é isso! :) Ficou enorme, espero que tenham paciência e aproveitem as dicas! Logo tem mais por aqui! :)

Posts similares

comentários

  1. Sou loucaaaa pelo rio de janeiro, adoraria morar nessa cidade maravilhosa. Costumo ir bastante porque minha bisaavó morava ai, e íamos sempre para visitá-la. Quando ela morreu o apartamento ficou livro, mas diminuímos a frequência!!! Mas é tudo lindo demaiiis.

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  2. Amo ver essas dicas de viagem, sou louca pra conhecer o Rio rsrs.
    Beijos de Luz!
    http://encontrodmeninas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom dicas de viagem!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  4. Dicas de viagem é sempre bom!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  5. Quanto custa para voar de asa delta? *.* Adoro o Rj, Gosto das trilhas
    www.charme-se.com

    ResponderExcluir
  6. Dá tristeza de ler o post e saber que não posso ir tão cedo pro Rio. Gostei das dicas.
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  7. Amei essas dicas!!! Tudo que eu precisava.

    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  8. Ai meu Deus!

    Eu adoro entrar no blog e vê ele falando de coisas que to planejando fazer! ha ha
    Lorraine, esse teu post veio a calhar! Ano que vem to planejando ir pelo Rio, e apesar de ter uma amiga aí, acredito que não vamos poder ficar o tempo todo juntas pq ela trabalha, mas eis que me deparo com teu post! Show!

    Gostei das tuas dicas de passeio! Agora já sei o que fazer! :D

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. O Rio parece ser um local incrível, mas não me atrai tanto assim como alguns locais no Nordeste. Ainda não fui no RJ, mas sem dúvidas, preciso conhecer.
    Ótimas dicas :)
    Um beijo,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  10. o Rio parece ser um lugar lindo! nunca tive a oportunidade de conhecer, mas espero um dia visitar e ficar uns dias por aí hahah
    Beijinho, Lê.

    osbeneficiosdebebercafe.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Turismo no Rio é bem carinho. Caraca eu passei dois dias fiz pouca coisa de passeio e gastei mais de 300 reais.
    Putz ...é caro por demais! Fui comprar uma agua de coco e me cobraram 5 reais. Aqui em Salvador eu compro no supermercado por 0,50 centavos....OOO louco.
    rsrsrsr
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  12. Quando estive no Rio , parecia ouvir musicas, de tanto q gostei.
    Veja tbm esse video:
    www.youtube.com/watch?v=nSv8qQ0MGdw

    ResponderExcluir