Coursera - Cursos de graça das melhores universidades do mundo

20 de janeiro de 2016

Depois de um tempo fora do circuito escola, faculdade e MBA, senti que faltava atualizar meu currículo e minha nerdice com material de qualidade. Aproveitei a dica de um amigo da empresa e tive uma grata surpresa com o Coursera.

O Coursera é uma plataforma gratuita de ensino online (MOCC - Massive Open Online Course) fundada por professores de Stanford em 2012. Em Janeiro de 2016, conta com 1.563 cursos de 140 parceiros espalhados em 28 países. Apesar disso, ainda é desconhecida pela maioria das pessoas que converso.

A grade de cursos é bem variada, apesar do forte serem os cursos relacionados à Computação (os fundadores são professores de Inteligência Artificial). Outro ponto bastante positivo é que há cursos em diversas línguas: inglês, espanhol, alemão, chinês, russo... e, para gente, o complexo português. Para quem não tem domínio em outros idiomas, os cursos contam com legendas (nem todo curso tem legenda em português). Caso ainda assim você prefira alguém "falando a sua língua", tem cursos da USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas), duas das maiores universidades do país.

O Coursera também possibilita ao aluno realizar cursos de "especialização". Neste caso, você vai ter uma ementa para seguir, um projeto final para fazer e, no final, vai ganhar um certificado válido assinado digitalmente que pode ser vinculado ao seu Linkedin, por exemplo. Como nada é totalmente de graça nesse mundo, neste caso é necessário o investimento do aluno. O lado positivo é que você pode fazer os mesmos cursos de graça, porém sem o certificado da "especialização".

Grade de cursos separados por área
Dando um exemplo prático para vocês entenderem como o processo na plataforma é simples, vou me inscrever no curso de empreendedorismo da Unicamp: O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor. Para isto, filtrei os cursos de negócios em português.

Filtrando cursos de Negócios que possuem legenda em Português
Após selecionar o curso, o Coursera me apresenta uma visão geral do curso, conteúdo coberto, formas de avaliação etc. Depois de decidir pela inscrição, ainda preciso definir se vou pagar pelo certificado "completo" ($29 dólares) ou ficar no básico. Por enquanto, fico no básico ;)

Visão geral do curso de empreendedorismo da Unicamp

Certificado externo validado ou comum?
Dentro do curso, todo conteúdo fica com acesso fácil e em áreas bem definidas. As aulas são segmentadas em semanas, com um vídeo por aula e, dependendo, alguns textos para serem lidos. Em geral também há materiais de referência para os alunos que querem se aprofundar no assunto.

Assistindo às aulas
Os testes são todos online e a forma de avaliação/pontuação mínima para ganhar o certificado vai depender de curso para curso. Nos cursos que eu fiz, os exercícios e provas me permitiam repetir os testes, o que é uma baita ajuda quando você ainda não conseguiu absorver todo conteúdo.

Curso online também tem tarefa
Por fim, depois de terminar o curso, vem a parte mais esperada: o certificado! Apesar de escolher a versão "simples", o Coursera gera um certificado com seus dados, os dados básicos do curso, pontuação e Universidade. Não é uma versão com toda a pompa, porém acho muito válido. Mais válido ainda é o conhecimento adquirido durante o período. Estamos falando de material e aulas ministradas pelas melhores universidades do mundo. Conteúdo raro e disputado!

Certificado de conclusão de curso
Depois de participar de mais de 5 cursos, posso dizer que o Coursera me agregou bastante conhecimento. Recomendo a todos que estão buscando se desenvolverem.

E vocês, já fizeram algum curso? Conhecem outras plataformas similares?

Aproveitem e se inscrevam nos nossos canais: Facebook | Bloglovin

Posts similares

comentários

  1. Achei mega interessante. Uma dica maravilhosa para mim que estou naquela fase de conseguir certificados para me formar na faculdade. Assim faço cursos uteis que irão agregar e completo a carga horaria que a faculdade me exige. Ameiii!!
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
  2. Que demais!!
    O melhor de tudo é que é de graça né??
    Beijos,
    Julie | http://www.juliechagas.com/

    ResponderExcluir
  3. Esse post veio na hora certa! Eu estou precisando fazer algum curso extra pra faculdade por causa da hora-aula. Já vou dar uma olhada no site e escolher algum pra fazer.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  4. Caramba, que dica incrível! Muito legal para incrementos no currículo e na vida. Assim dá para enriquecer uma base maior de vários temas e buscar cursos mais aprofundados de outros tantos, tendo até mais solo fértil para a ligação entre diversos dos cursos. Muito bacana!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber um pouco sobre a Coursera. Não a conhecia. Achei bacana a variedade de cursos.

    http://www.16primaverasblog.com/
    https://www.facebook.com/16primaverasblog/

    ResponderExcluir
  6. Achei super criativo isso. Tudo que ajuda a expandir os conhecimentos é válido.
    Beijos

    http://luadefevereiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que bacana isso. Cursos online são super práticos porque é a gente que faz o nosso horário, né? Gostei muito da dica!

    ResponderExcluir
  8. Achei a dica super interessante e já vou compartilhar com meu namorado <3

    bjs

    www.tpmbasica.com.br
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
  9. oi, oi.

    esse é o tipo de post que todo mundo deveria ler. sério. adorei e amanhã cedo vou olhar o site direitinho e tentar me cadastrar em algo, pq acho fundamental a gnt sempre tá colocando novos cursos no currículo, né?

    não sei se tu sabe, mas o senai de cada estado tbm disponibiliza alguns cursos gratuitos online. tem alguns voltados pra marketing e comunicação que são ótimos. pra gnt que tem blog, é uma ótima oportunidade de aprender mais algumas coisinhas.

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  10. Isso sim é dica boa!
    E dá um super up no curriculo.
    Kisses

    ResponderExcluir
  11. Que bacana essa plataforma, nunca tinha ouvido falar :O


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  12. nossa, dica mt boa pra quem quer voltar a estudar, adorei!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. O coursera é incrível! Ótima dica! :D Pra quem é da área criativa, também indico o Creative Live. <3

    ResponderExcluir
  14. Fiz alguns cursos lá na minha área e amei!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar.. Adorei!
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  16. Que dica ótima!!! Estudar e de graça é sempre bem vindo afinal conhecimento nunca é demais.

    Amei.

    http://glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  17. Nossa que legal, adorei essa indicação, vale a pena buscar novos horizontes de aprendizado, ando fazendo muitos cursos online.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  18. eu sempre ouvia/via essas plataformas que oferecem esse tipo de serviço, mas nunca tinha lindo nada com mais afinco assim. Adoreiiii a dica, vou dar uma olhadinha! ♥

    ResponderExcluir
  19. Nao to acreditando!
    Meu deus obrigada por esse post, serio, eu tava precisando muito. Vou abusar desse site agora hahaha <3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Já favoritei esse post!
    Vai me ajudar muito, futuramente <3
    Obrigada!!!!!!!!!!!!!
    Beijos!
    http://blogsejaforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia mas vou lá espreitar!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir