Nosso passo a passo para a escolha de hotéis

28 de março de 2016

Trouxemos para vocês a nossa busca 'básica' de hotéis. Temos usado essa sequência de quatro passos nas nossas últimas viagens e até agora não tivemos nenhum grande susto. Vamos a alguns detalhes:


1) Viaje na viagem
Quando vamos a um destino desconhecido, em primeiro lugar procuramos informações de quem já foi/conhece o local. O viaje na viagem é um site bem completo com essas informações. Traz dicas de roteiros, relatos de viajantes e dicas de hospedagem. Caso já conheçamos bem o local da viagem, partimos pro ponto 2. 

Escolhidas as datas, cidade e quantidade de quartos/pessoas, conseguimos visualizar o que está disponível para esse período. Para refinar a busca, o site disponibiliza vários filtros para auxiliar a busca como bairro, valor máximo, comodidades, avaliação dos usuários, quantidade de estrelas entre outros. Na hora da reserva vale a pena observar se o hotel aceita cancelamentos e se o pagamento tem que ser imediato (cartão de crédito) ou na hora do check-out. Aqui no Booking quando a reserva é internacional, temos que verificar se tem diferenças entre pagar em dinheiro ou cartão internacional, para evitar algumas taxas ;) 

Obs: Para reserva de hotéis, tem o decolar.com também, mas esse serviço nós só utilizamos para compra de passagens aéreas até agora (e correu tudo bem).

Nessa etapa é hora de encarar a realidade. Os hóspedes postam fotos reais, comentários e tem até um ranking que mostra a colocação desse hotel na cidade. Em geral ficamos atentos aos comentários para o caso de existir alguma coisa estranha ou reclamações do lugar como chuveiro que não esquenta, toalhas sujas, local barulhento, etc. (Além de recomendações de hotel, no TripAdvisor já pegamos dicas de passeios e alimentação. Três em um haha)

Na etapa final verificamos a redondeza do local escolhido, se o bairro parece ser ok, com opções de alimentação, mercados, farmácias... Mas principalmente se conseguimos transporte fácil. Em geral procuramos utilizar transporte público nas nossas viagens (quando o destino é mais longe e não vamos de carro) e ausência dessa opção pode eliminar um hotel.

Duas opções que escolhemos seguindo esse passo a passo

Extra: Recentemente ouvi falar do Trivago, site de busca que já faz a pesquisa em diversos sites (booking, decolar e mais). Alguém já usou? Buscou por ele e depois reservou por um site mais conhecido? Acho que eu ainda sou muito #TeamBooking haha

E vocês, tem algum truque pra fazer essa escolha? Conta aí pra gente!

Mais do blog aqui: Facebook | Bloglovin

Posts similares

comentários

  1. aaah que legal isso! eu sempre ficava na dúvida de que site entrar pra pegar essas informações pra não ter problemas sabe? e não conhecia alguns que citou! ficou mt bom o post!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  2. Uso muito o Booking para fechar a hospedagem. Já fechei umas duas vezes e uma das reservas foi para o Chile e deu super certo. Tenho costume de por o endereço no Google e olhar a redondeza kkkk e costumo também baixar acompanhar a temperatura do lugar e usar o decolar.com para pesquisar preço de passagens.
    Rumo a nova viagem... estou aqui tentando não ir novamente ao Chile mas meu coração só pede Chile kkkkkkkkk
    Bjão,
    Pri
    www.pareinos25.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aiiii Pri, também quero voltar! faltou tanta coisa pra conhecer ainda por lá... <333

      Excluir
  3. Adorei a dica! Sempre que faço viagens mais curtas faço reservas pela internet :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas, vou salvar seu post pra quando eu precisar viajar :)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal, eu conhecia todos os sites e até uso alguns, mas essa linha de raciocínio para usá-los é muito interessante! Gostei!!!

    ResponderExcluir
  6. Viajar é MUITO bom, confesso que eu AMO usar o booking. Mas outra dica é sempre olhar o site do hotel, as vezes eles possuem ótimos descontos, e normalmente se você enviar que achou uma oferta mais barata, eles cobrem o valor!

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa Bá!!! fora que nem todos os hoteis estão disponíveis no booking né? ;D

      Excluir
  7. Uso mais ou menos o mesmo passo a passo para escolher meu hotéis e também tem dado certo! Eu sempre pesquiso no Trivago, mas todas as vezes ele me deu valores maiores que os outros sites, e maiores que o próprio site do hotel às vezes! Sou mais booking também. Adorei o infográfico! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eee! obrigada Lu :D ainda não reservei nada pelo trivago, mas temos que prestar atenção mesmo a esse ponto dos preços diferentes. e na duvida entrar em contato direto com o hotel ne? :*

      Excluir
  8. Quando eu fiz um post sobre viagens para um curso que fiz, eu vi tudo pelo TripAdvisor HAHA Meu pai usa o Decolar pra tudo, mesmo sem ser de avião porque é mais seguro :3 O único que eu não conhecia era o primeiro! Curti conhecer :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por lá só comprei passagens!! e deu tudo certo também :D

      Excluir
  9. Tem que pesquisar muiiito antes de começar uma viagem, né? Eu amo planejar, é uma das partes mais legais! Ótimas dicas.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tambem amo!!! depois das passagens compradas já me sinto viajando ao planejar tudo!

      Excluir
  10. Faço a mesma coisa!
    Inclusive ma páscoa viajei e escolhi pelo booking e não tive problemas.
    Amei o hotel e super indicaria.
    Kisses

    ResponderExcluir
  11. Muito bom!!

    É com essa pesquisa toda que evitamos de cair em uma cilada né?
    O do google é importante, para ver o que temos perto da gente e não ficamos tão perdidos em um local que não conhecemos ^^

    Adorei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, na dúvida já gasto esse tempo antes da viagem começar pra evitar raiva depois :D

      Excluir
  12. Amei o post! Já vi o trivago pela internet mas não conheço ninguém que já viajou por ele.
    ❤ Blog da Ju
    ❤ Instagram
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  13. É tão legal essa parte de pesquisa antes da viagem, eu super adoro todo o planejamento! Escolher um lugar pra ficar na viagem é muito importante e tem que ser feito com um certo cuidado. Eu ficava em hotel em viagens de familia/trabalho quando era menor, mas depois que comecei a fazer minhas próprias viagens, tudo de uma forma bem independente eu não fico mais em hotel..Fico em hostel, procuro ou pelo hostelworld.com, guias ou site/blog de mochileiros.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nunca fiquei em hostel!! preciso resolver isso :DD a Fer sempre fala bem das experiencias dela em hostel.. :DD beeeijo

      Excluir
  14. Que legal essas ferramentas pra ajudar na escolha do hotel, desses eu só usei o Trivago mas adorei a proposta do TripAdvisor, acho que vou aderi-lo.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aeee! agora ja conheco alguem que usou o Trivago haha :**

      Excluir
  15. Também sigo esses passos, além de uma busca básica jogando o nome do lugar no google pra ver se encontro algum post em blog com mais detalhes e etc, haha essa parte da pesquisa é muito gostosa de fazer, adoro ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! esqueci desse ponto :D sempre dou uma olhada blogs e vejo as dicas de quem ja foi para o lugar que estou pesquisando!!

      Excluir
  16. Eu e meu noivo também temos um passo a passa pra escolha de hotéis. Primeiro, pesquisamos os hotéis pelo booking ou no próprio site da cidade escolhida. Depois olhamos também a nota que o hotel recebeu pelo trip advisou. Aí fazemos uma planilha com todas as informações dos hoteis (cidade, distância do centro, acomodação, diferencial, o que está incluso, nota do tripadvisor etc) e assim conseguimos selecionar um. Inclusive, estamos programando nossa próxima viagem e Águas de Lindoia é um dos destinos escolhidos. Estávamos bem animados com essa pousada Morro Verde, mas eu achei o atendimento online deles tão péssimo que nem sei se quero mais, hahah o que você achou da hospedagem?

    Beijos!

    www.lemonati.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei tudo ótimo lá! atendimento, qualidade do quarto, café maravilhoso e ainda teve um cházinho com biscoitinhos a tarde <3 valeu a pena!!! :DD beeeeijo

      Excluir
  17. Acho tão gostoso planejas viagem assim! Também costumo fazer todas essas etapas e anotar tudinho no word. Muito bem explicado o post.

    beijo
    www.blogbelatriz.com
    YouTube Belatriz
    Facebook Belatriz
    Siga também o instagram do blog @blogbelatriz.

    ResponderExcluir
  18. Eu faço EXATAMENTE os mesmos passos! hehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o Viaje na Viagem, gostei das dicas e assumo que fico meio perdida nestes sites. Beijos
    http://www.charme-se.com/

    ResponderExcluir
  20. OLá, que design maravilhoso do seu blog! AMEI. seu post tbm está super TOP ;) Parabéns!

    Já conhece o blogueira que Inspira ?

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    Se vc me seguir, te sigo de volta! ♥

    ResponderExcluir