Nubank: Tudo o que você precisa saber sobre o cartão do momento

25 de maio de 2016

Vocês já devem ter percebido que sou um pouco nerd. Pois bem, para tirar esse estigma (se é que é possível :D), decidi aproveitar para contar um pouco sobre o cartão de crédito roxo que está fazendo a cabeça de todo mundo. Segura a ansiedade que logo abaixo te conto tudo sobre como se juntar aos mais de 2 milhões de clientes que já pediram o Nubank.

Cartão Nubank roxo com aplicativo para iPhone e Apple Watch

Roxo, gratuito, o que é o Nubank?

Nubank é um cartão de crédito de bandeira Mastercard emitido e administrado pela empresa brasileira de mesmo nome cujo principal objetivo é repensar a experiência dos clientes através do uso de novas tecnologias e design. Quatro fatores têm feito ela se destacar:
  1. Sem anuidade
  2. Sem tarifas
  3. Sem burocracias
  4. 100% digital: plataforma e canais pensados para simplicidade e clareza no controle de seus gastos
E não é super valorização! O processo é tão bem pensado, que você consegue habilitar e começar a usar seu cartão em menos de 5 minutos só com o seu smartphone. É tão simples quanto tirar uma foto do documento pessoal e assinar na própria tela do celular. Outras coisa bem simples são o processo de solicitação do cartão e a definição do seu limite, que comento a seguir.


A natureza digital do Nubank é com certeza um dos seus grandes diferenciais. Imagina ter controle total sobre seus gastos; saber como, quando e onde você gastou seu precioso dinheiro (com indicação no mapa e nome do estabelecimento). Imagina ser avisado a cada gasto e poder categorizar cada um deles já na origem, sem ter que cadastrar nada. Não só isso, o Nubank é bem transparente com você. Há gráficos de consumo por período e categoria (imagem abaixo). Outra funcionalidade bem útil é o bloqueio temporário. Está com suspeita de que alguém esteja usando seu cartão? É só bloquear pelo aplicativo. Dois "cliques" e está feito.

Além da interface bem intuitiva dos aplicativos, também é possível acessar sua conta pelo site. A usabilidade é bem similar, mas estendida. Lá você encontra um mapa completo com a indicação de onde fez cada compra.


Cartão de crédito sem anuidade, é possível?

Não só é possível como é realidade. A própria natureza 100% digital do Nubank permite isso. Sendo digital, sem agências físicas e reduzindo bastante a burocracia, eles conseguem reduzir os custos, mantendo a níveis bem abaixo de seus concorrentes. Ok, mas ainda tem custo, certo? Como a conta fecha? O lucro do Nubank vem da porcentagem cobrada dos estabelecimentos a cada venda. Não só isso, também há os juros que você paga quando financia parcelas de suas compras ou quando atrasa as contas (crédito rotativo, de 2,75% a 12%, ainda abaixo do mercado).

Gostei! Como peço meu Nubank?

Se você já leu até aqui, só pode estar se perguntando como faz para ter seu cartão Nubank e se juntar ao grupo. Vamos lá, são basicamente 3 requisitos:
  1. Ter mais de 18 anos
  2. Morar no Brasil
  3. Ter um smartphone Android, iOS e Windows Phone
As solicitações podem ser feitas de duas formas: pelo site ou via convite. Após aprovado, seu limite é definido baseado na sua renda, mas você sempre tem a opção de trocar se o valor estiver dentro de uma faixa pré-estabelecida. Para não dizer que estou simplificando as coisas, o vídeo abaixo te dá uma força:


Ouvi falar em fila de espera, é isso mesmo?

É, devido à alta demanda, por enquanto o Nubank é para "poucos" escolhidos. Segundo dados divulgados pela empresa, até março/2016 já haviam sido solicitados mais de 2 milhões de contas, porém a fila de espera é de 400 mil pessoas. Isso não significa, contudo, que é impossível ter o seu. Todos os pedidos são analisados e passam por uma análise de crédito. Como os convites não são liberados em ordem de chegada, pode ser que você receba seu convite antes de todo mundo. Outro fator bem decisivo nessa história é o convite. Caso consiga um convite de um amigo, as coisas agilizam bem. No vídeo abaixo a equipe explica como funciona a análise para liberação do cartão.


É fácil de pagar a conta?

Sim, todo final de mês você receberá um e-mail do Nubank com o aviso de fechamento da sua fatura, bem como o extrato com os seus gastos (aqui tem um exemplo). Você também tem a opção de gerar um boleto para pagamento a qualquer momento. Isso funciona inclusive caso você queira fazer um pagamento adiantado e diminuir seu saldo. Como o objetivo é a comodidade, tem também a opção de cadastrar o cartão em débito automático, mas por enquanto só funciona se você possuir conta no Santander (creio que logo deva expandir para outros bancos).

Posso confiar? O Nubank é seguro?

Uma coisa posso te dizer, ele não é só mais um aplicativo passageiro e que está na moda. Nubank é uma empresa de 2014 com crescimento de 20 a 30% ao mês e avaliada em mais de U$ 500 mi (isso mesmo, milhões de dólares!). Só de aporte de investidores foram U$ 98 mi ($$$). E não estamos falando de quaisquer investidores: Sequoia Capital, Founders Fund, Tiger Global Management e Kaszek. Para você ter uma ideia, esse grupinho suportou o crescimento de Google, Facebook, Whatsapp, Apple, Youtube, Airbnb, Spotify, Atari, Peixe Urbano... a lista é grande, preciso continuar ou já acreditou em mim? :) No comando da empresa está David Vélez, fundador e CEO, um empresário com passagem em grandes bancos e empresas de investimento americanos, além de ter em seu currículo graduação e MBA em Stanford.

Mapa de algumas empresas com mesmos investidores do Nubank
Nubank e empresas com mesmos investidores (Já Fomos Legais ainda não faz parte do grupo :D)

Sabendo disso tudo, ainda quer saber minha opinião?

Já deu para perceber que sou viciado em tecnologia e que vejo um baita potencial no Nubank. Estou usando o cartão desde dezembro/2015, principalmente em compras menores e para testar. Minha experiência geral tem sido muito boa. Tenho total clareza sobre o que eu compro e a comunicação da empresa com seus clientes também é bem assertiva. Um exemplo é quando tentei gerar uma fatura para pagamento avulso apesar da conta estar em débito automático (sim, é possível e permite a liberação de crédito pendente). Assim que tentei gerar o boleto, o aplicativo me informou que estava em débito automático e pediu confirmação. Simples, mas inteligente.

Como nem tudo é perfeito, vejo na "ausência" de um programa oficial de fidelidade o maior empecilho para adotar o Nubank em todos os meus gastos. Por ser Mastercard, hoje o cartão está associado ao programa Mastercard Surpreenda (que é bom), porém não acumula milhas. A empresa entende essa lacuna e está trabalhando em formas de prover um programa que faça sentido a seus clientes, porém que mantenha a facilidade geral e a transparência do produto. Aguardemos!

Saiba mais: [Nubank Gizmodo | Exame | StartSe]

Mais do blog aqui: Facebook | Bloglovin | Youtube

Posts similares

comentários

  1. Noooooooossa Rodrigo, arrasou no post! :) tô esperando o meu ser avaliado :(

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal, não conhecia e super vou atrás.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Maravilhoso isso, rodrigo!
    Não conhecia ainda...
    Será que tem algum internacional oO Não estou no Brasil, mas queria testar!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Manuela! Achei alguns parecidos, mas parecem que ainda estão na fase de "lista de esperas". Acho que dá para ir acompanhando... Final e Swyp

      Excluir
  4. Uau =O
    Como eu não sabia disso ainda? Caraca muito bacana!
    Adorei o post, ótima indicação! =D

    Amore, tem post novo lá no blog. Te convido para vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  5. Que legal, não conhecia, queria saber disso antes :'( achei muito pratico.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. eu não sabia disso! ameeei <3 parece ser muito vantajoso mesmo!

    Blog Amora Rosa

    ResponderExcluir
  7. Oi linda, tudo bem? Já havia ouvido falar do Nubank, - na verdade já estou na fila de espera haha espero que eles liberem logo rs
    Beijos linda
    Sombra dos Dezoito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. força que logo mais eles liberam o seu cartão :)

      Excluir
  8. Caraca, eu não conhecia esse cartão! Já estou com os olhinhos brilhando depois desse post! Você me convenceu, já quero o meu hahahaha! Vou lá me inscrever!!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu também estou esperando o meu, quando a minha amiga me contou sobre o cartão eu não pensei duas vezes antes de solicitar o meu! Amei, uma ótima opção <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal! quando receber passa aqui para contar o que está achando :)

      Excluir
  10. PASSO LONGE! HAHAHAHHA não conhecia o cartão, mas adorei, porém eu com mais um cartão de crédito seria loucura. kkkkkkkkk
    Ótima dica.
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar nisso, mas tenho que admitir que a interface é BEM maneira! Isso de mostrar onde vc mais gasta, etc, poupa um belo tempo de Excel controlando os gastos! hehee
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Adorei o post =)
    Não conhecia o post foi bem explicativo!!!


    Se você quiser conhecer meu blog: http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Confesso que a proposta do Nubank chamou a minha atenção?
    Trabalhei anos com as operadoras e sempre apostei na inovação..
    Adorei
    Só fico aqui imaginando como é feito a analise de crédito para evitar fraudes srsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clayci, aproveita e faz seu pedido :D

      A princípio eles são muito bons na análise, pelo menos não tive problemas até agora.

      Excluir
  14. Gente! Não conhecia o Nubank.
    Ótimo post, ótima proposta deles =D

    Amei conhecer o blog de vocês! Super acompanhando ♥

    Blog do Sofá
    do Sofá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Volte logo que estamos sempre trabalhando para trazer novidades :)

      Excluir
  15. Me interessei super por esse cartão e já atrás. Post excelente e super detalhado. Amei.

    http://www.glamourosasderosa.com/

    ResponderExcluir
  16. Caramba! Que postagem completíssima! Repleta de detalhes enriquecidos, com pontos bem destrinchados e instigando muito a nossa curiosidade sobre uma novidade bem bacana. Adorei a indicação, porque apesar do sucesso atual que pude perceber/ler, não sabia da existência do Nubank.

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ficamos bastante felizes quando o pessoal gosta. Volte logo que estamos sempre publicando novidades :)

      Excluir
  17. Estou sem cartão de crédito há seis meses porque a minha fatura era uma ZONA, era impossível entender qualquer gasto (as datas nunca casavam, compras de fim de semana caiam tudo com mesa data e hora na segunda, um inferno)e eu queria controlar melhor certas surpresas também (querendo ou não, no débito fica muito mais ~real~). Mas estava procurando uma opção para pré-vendas de shows, por exemplo, vocês me deram a segurança que eu precisava.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz em saber que estamos ajudando! Aproveita e dá uma passada lá na nossa página do FB. Estamos sempre publicando as novidades por lá

      Excluir
  18. Eu acho esse cartão mara! Já pedi o meu tem quase dois meses porém até hoje nada. Estou sem convite então já viu né? Mas ainda tenho esperanças heheh
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo mais seu cartão chega. É questão de tempo! Boa sorte :)

      Excluir
  19. Adorei a dica, eu ainda não conhecia :)
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  20. Eu fiquei sabendo sobre esse cartão mas não tinha pesquisado a fundo pra ser como ele era. Gostei da interface do aplicativo. Eu queria um cartão de crédito estilo pré pago, em que eu depositasse certo dinheiro nele e usaria como se fosse débito, porém usaria pra fazer compras online, porque pagar no boleto é um saco e mais demorado. Então, estou a procura de um cartão que faça isso, pelo que eu entendi, esse é bom por não precisar pagar anuidade, certo? Mas aí ele chega a fatura no final do mês igual os outros é a gente que deposita o dinheiro nele estilo débito e tal? Fiquei confusa quanto a isso.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami, tudo bem? É isso mesmo, não precisa pagar a anuidade e ele te detalha todos os seus gastos. Aproveitei a sua dúvida e coloquei mais uns detalhes no texto sobre o fechamento da fatura. Espero que tenha ficado mais claro :)

      Excluir
  21. Gosto muito do Nubank! Super prático. Realmente seria muito bom ter um programa de fidelidade mais interessante! Ótimo post, super completo!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Ficamos bastante felizes quando o pessoal gosta. Volta logo que sempre estamos com novidade. Aproveita também para curtir nossa página no FB :)

      Excluir
  22. Um amigo me mandou informações sobre esse cartão há pouco tempo. Estou pensando em ter um.

    ResponderExcluir
  23. Conhecia não... legal!
    Posteriormente farei um pra mim também!! :)
    Valew a dica!

    Beijos!!
    www.cerejabranca.com

    ResponderExcluir