Como economizar em uma viagem

15 de junho de 2016

Uma das coisas que mais nos impedem de viajar, além do tempo e disponibilidade, é o custo. Fazer uma viagem dos sonhos, com uma quantia limitada a disposição requer uma boa dose de planejamento e bons truques. Vamos aos nossos? ;)


1) Monitorar o preço de passagens

Definido o destino, é hora de pesquisar. Nossas viagens foram sempre planejadas com muita antecedência e costumamos passar até alguns meses monitorando os preços. Clicando aqui, conseguimos observar a média dos preços, os meses mais baratos e o melhor preço da passagem encontrado ou então por um método um pouco menos prático porém altamente eficiente: pesquisa manual. E como fazer isso? Decidido o destino, eu olho todas as promoções de vôos do ano anterior no site Melhores Destinos e procuro a faixa de preço do menor valor. Eu sei que esse é um jeitinho meio tupiniquim, mas ajuda bastante. Depois disso, esperamos encontrar um valor parecido e quando ele aparece e bate com alguma data que podemos, já compramos na hora. Mesmo que seja 4-5 meses antes (a do Chile foi assim e conseguimos um preço de +- 450 reais ida e volta :O)

Outros meios de comparar e comprar passagem são:

2) Usar sempre o transporte público

Tirando Buenos Aires que tinha um preço de táxi maravilhoso há um tempo, o transporte público sempre vai ser seu melhor amigo. E mesmo pesquisando bastante, na nossa viagem ao Chile descobrimos somente na volta um ônibus para o aeroporto por um preço de banana, muito parecido com o que faz o trajeto Guarulhos aqui. No primeiro dia acabamos pegando uma Van que deixava no hotel com medo do ônibus ser furada... Ainda bem que na volta descobrimos esse serviço, bem ao lado do nosso hotel ;) Além disso, em cidades desconhecidas, o metrô vai ser sempre uma ótima opção. É bem difícil os pontos mais turísticos estarem fora da rota dele!

3) Comprar lanches rápidos no mercado

Na lista de gastos mais bestas que a gente faz está: comer porcaria na rua. Não tô falando de quando você se planeja e vai em um restaurante bacana para jantar, ou mesmo em um café gostoso no fim de tarde. Eu falo daquela tarde turistona, que a gente anda, anda e anda e acaba comendo qualquer coisa na rua na hora do desespero. Nessa falta de planejamento, acabamos pagando caro por alguma coisa bem mais ou menos. Resolvo isso muito fácil: planejando. É tranquilo comprar algum lanche rápido no mercado no dia anterior e não passar por esse perrengue. Uma fruta, pão, croissant, água e pronto, problema resolvido.

Extra: E quando for procurar restaurantes, fuja dos mais turísticos. Geralmente nesses lugares o preço é bem elevado e você acaba não tendo a experiência de um morador local, onde a comida e o preço costumam ser melhores.

4) Pesquisar muito o hotel

Já demos a dica aqui do nosso passo a passo para escolher hotéis, mas ainda assim ficou faltando alguns pontos bacanas que sempre fazemos. Observar programas de pontos de hotéis: a rede Accor (Ibis, Mercure entre outros) tem esse programa e dá para economizar bem priorizando a hospedagem sempre neles. Quando se atinge uma certa quantidade de pontos, pode-se conseguir diárias inteiras, por exemplo. Outra opção é usar o Airbnb ou mesmo um hostel/albergue se você quiser viajar, economizar e ainda fazer amigos ;)

5) Levar dinheiro e usar com cuidado o cartão de crédito

Procuramos sempre planejar a viagem com o total que queremos gastar no período. Fazemos a soma de quanto pretendemos gastar com alimentação, passeios e compras e o objetivo é nunca extrapolar esse budget. Até agora conseguimos bem hein? Nas duas últimas grandes viagens que fomos, conseguimos voltar até com sobra do planejado e sem usar o cartão! #muquiranas haha <3

6) Cuidado com o câmbio

Aqui na América do Sul (Argentina e Chile) a melhor opção para gente foi levar o dinheiro em real mesmo e fazer o câmbio no destino. Já para EUA e Europa, compensa levar o dinheiro em dólar porque muito provavelmente você vai sofrer um bocado para conseguir trocar seus reais, fora a chance de quando conseguir, pegar uma taxa de conversão horrorosa.

Extra: Apesar de muitas vezes na chegada da viagem precisarmos trocar algum dinheiro no aeroporto para chegarmos ao nosso destino final (casa ou hotel), essa troca deve ser feita com cautela e procurando trocar o mínimo possível. Lembre-se: aeroportos costumam ter as piores taxas de cambio possíveis. Evite!

E o melhor de tudo, ainda que todo esse processo gere um pouco mais de trabalho, essa economia proporciona outra vantagem: gastando menos se viaja mais! 

Quais os truques de vocês? 

Você já se juntou a gente pelo Facebook? Bora conversar mais por lá ;)

Posts similares

comentários

  1. Ótimas dicas! :D A gente sempre consegue cortar alguns gastos, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Achei legal um compiladão com os sites de preços de passagens, eu só conhecia o Google Flights e o Decolar (que não é tão bom pra comparar várias datas).

    Essa dica do mercado eu sempre uso, é muito legal pra conhecer comidinhas e costumes locais também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu aaaaamo conhecer mercados fora. ver os produtinhos deles, experimentar novos sabores <3

      Excluir
  3. Para passagens eu gosto muito do skyscanner! E economizar em refeição é comigo mesmo! Quando fui para Santiago eu me hospedei num apart hotel e fiz minhas refeições. Adorava cozinhar por lá e economizei MUITO nisso! Não gastei nem r$ 200 em 6 dias. Sério!


    Beijo :**
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeita que vc é das minhas hahahaha e foi ainda mais economica ein? :D

      Excluir
  4. Amei as dicas! A unica coisa que gosto de conhecer e acabo nao economizando muito é em comida. Adoro conhecer restaurantes. Mas, tudo depende do motivo da viagem tb. Ja comprei muito lanche rapido no mercado ou comi Mc Donalds mesmo para poder gastar uma pouco mais na Sephora... hahahahahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. penso igual. só acho que não vale a pena gastar em comida 'mais ou menos'... pagar super caro para comer qualquer coisa na rua na pressa sabe?

      Excluir
  5. Provavelmente a primeira viagem que vou fazer pra fora do Brasil, vai ser pra Buenos Aires porque minha tia mora lá, vou testar os táxis pra ver o preço mesmo. Gostei dessa dica do câmbio, sempre tive dúvida se trocava o dólar lá ou já levava daqui trocado mesmo, porque o meu medo de trocar aqui é de ser falsificado, sabe? Mas gostei da dica e, meu sonho é viajar para os EUA mesmo, então quando eu for, já vou saber. Alias, já salvei esse post nos meus favoritos.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. adoooro buenos aires :D troca la mesmo, a cotação é bem melhor do que aqui no Brasil, mesmo nos bancos que é super seguro! ;)

      Excluir
  6. Adorei o post, essas são as melhores dicas da vida! Eu até tenho um post pronto nos meus rascunhos sobre planejamento de viagem, e várias dessas dicas estão por lá. Eu costumo fazer exatamente assim, principalmente a parte da longa pesquisa de passagens e hotéis. Acaba sendo bem cansativo, mas no final vale muito a pena, principalmente pro nosso bolso, hahahahahaha. Também sou bem adepta aos transportes públicos (ou aluguel de carro, dependendo do destino e/ou do que vou fazer por lá), principalmente o metrô (amo!), e evito os táxis ao máximo. E usar o cartão de crédito é realmente um mega esparro, graças ao querido IOF.

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e a gente já começa a sentir o 'clima de viagem' desde o planejamento né? adoro :D

      Excluir
  7. Ótimas dicas! Vou usá-las quando fizer minha viagem pra Londres (que não faço ideia de quando será!) haha

    ResponderExcluir
  8. Skyscanner e Couchsurfing podem baratear muito a viagem! Comprar comida em supermercado também, pra cozinhar em casa e tal. Ótimas dicas :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nunca usei o couchsurfing.. quero testar um dia ;D

      Excluir
  9. Estou doida para viajar para outro país... isso vem martelando em minha cabeça desde o ano passado. Essas dicas são valiosas. Você está viajando agora?
    Beijinhos ❤
    http://www.alecanofre.com/
    https://www.youtube.com/alecanofremakeup/

    ResponderExcluir
  10. adorei as dicas, eu adoro viajar e tem que ter planejamento financeiro mesmo, usar transporte publico e tentar comprar refeições prontas em mercados sai msm mt mais em conta

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Usar cartão de crédito com cuidado - preciso aprender a fazer isso - logo de cara seu título me chamou a atenção, aí eu vi que era o post inteiro mesmo kkkkkk, muito obrigada por faciitar vidas Lo!

    Um beijão!

    ResponderExcluir
  12. adoreii as dicas e fala sério viagem gasta mesmo ainda mais fora do Brasil kkk imagino como as pessoas devem sofrer viu....se fosse eu teria que rever milhões de post com explicações de como gastar menos!
    rs

    Tem resenha nova blog, passa lá pra da uma espiadinha 😍

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam
    Facebook

    ResponderExcluir
  13. Genteeee, amei essas dicas! *-*
    São ótimas e realmente, se pararmos para pensar, dessa forma conseguimos economizar bastante e aproveitar do mesmo jeito a viagem! =D
    Adorei o post!

    Amore, tem post novo lá no blog! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  14. Muito boas as dicas! Acho que essa de comprar comida no mercado é muito essencial, as vezes a gente nem se dá conta de o quanto já gastou numa viagem em restaurantes e lanches por aí né?
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. fora que sempre descobrimos coisas ótimas em mercados diferentes ne?

      Excluir
  15. Eu morro de vontade de viajar pra fora..
    Eu sempre economizo quando é para outro estado. Sempre procuro as passagens, hospedagem meses antes ..
    Adorei as dicas <3

    ResponderExcluir
  16. Muito boas as dicas, todas muito úteis e importantes! Essa de monitorar o preço das passagens acho que é uma das mais importantes, dá pra conseguir descontos MUITO bons mesmo!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, fico sempre de olho no melhores destinos também.. nunca se sabe né? :D

      Excluir
  17. Era tudo o que precisava ler <3 Faz um tempo já que pretendo viajar para fora com a família, eu preciso mesmo ter uma boa dose de disciplina principalmente na hora da comida hahah. Eu pretendo viajar final do ano, não tinha me tocado na ideia de ficar pesquisando e monitorando passagens, como vai ser a primeira vez né... Obrigada por compartilhar essas dicas valiosas com a gente.

    Beijos,


    BLOG Vitoria Martini |
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeee!! fico feliz em ter ajudado ;) que a viagem de vcs seja maravilhosa!!

      Excluir
  18. adorei as dicas, muito boas! acho bem importante usar o cartão de crédito com cuidado pra não fazer uma conta enorme e sofrer na hora de pagar!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  19. Eu uso muito o voopter, é show de bola.
    Também assino as newsletters dos sites para não perder nenhuma promoção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. vindo conferindo o melhores destinos tambem haha

      Excluir
  20. Vou ver se posto uma foto! ;)

    Adorei! Não sou de viajar muito, mas é sempre bom saber essas dicas.

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  21. Acho que conseguindo economizar hotel e vôo já alivia bastante qualquer viagem, né? Tem que ter paciência mesmo e ficar sempre de olho!!!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, só aí vai mais da metade dos gastos...

      Excluir
  22. Que dicas maravilhosas!
    Sempre tenho um pouco de dificuldades em escolher um hotel, mas sempre fico de olho na passagens com antecedência.
    E não tinha pensado que podemos economizar comprando lanchinhos no mercado..
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. 450 ida e volta do Chile? Uau! haha
    Amei as dicas, até coloquei nos favoritos.

    http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir