O que ninguém me contou sobre Campos do Jordão + mini roteiro

11 de julho de 2016

Quem me segue no instagram deve ter percebido, pela minha pequena enxurrada de fotos, que passamos 3 dias da semana passada em Campos do Jordão. Foi a nossa primeira vez na cidade e voltei apaixonada por lá! Ainda assim, durante a viagem percebi algumas coisas que ninguém tinha me contado (nem tinha lido por aí) e que poderiam ter facilitado a viagem... mas, vivendo e aprendendo né?


Planejamento
Em um primeiro momento, apenas olhando o Google Maps, você acha que Campos é um lugar pequeno. Não estou dizendo que a cidade seja enorme e coisa e tal, mas os lugares turísticos são bem distantes um dos outros e eu perdi muito tempo por falta de planejamento. Principalmente agora na alta temporada que rola até um certo trânsito na cidade. 

E em relação ao planejamento, se for sua primeira vez na cidade (como eu) e você quer aproveitar bem seu tempo e visitar/conhecer bastante coisa, vai ter que montar um mini roteiro sim. Eu quis ligar o free style e perdi de ver várias coisas que queria. :( Temos que pensar que além do tempo de deslocamento ser crucial, algumas atrações fecham em alguns dias da semana. 

Turismo
Fizemos uma viagem em casal, e apesar de querer conhecer bem a cidade e os pontos turísticos, não era nosso objetivo principal. Acabamos deixando algumas atrações para uma próxima visita para aproveitar melhor nosso tempo a dois e descansar! Agora se você for com a intenção de ver e fazer o máximo de coisas, achei a cidade ótima para isso! Tem uma variedade imensa de atividades (com e sem adrenalina), inclusive para crianças :D

Alimentação
Já fui ciente que Campos era uma cidade cara, principalmente na alta temporada. Só não imaginava que fosse tanto! Para você ter ideia, o preço do chocolate quente ($15 reais - 200ml) virou nossa moeda de comparação: ah, mas para fazer isso são 2 ou 3 chocolates quentes! E obs: já tomei chocolates melhores e mais baratos que o famosinho Montanhês! E nesse ponto, o planejamento também é válido ein? Não pesquisei tão bem os restaurantes e acabamos em uma fria sem tamanho no primeiro almoço: comida ruim e cara. Depois dessa fiquei esperta e fiz umas pesquisas antes da próxima refeição, aí foi só sucesso ;)

Suíça brasileira
Como a maioria das pessoas, eu também achava que o apelido de suíça brasileira dado a Campos, era pela arquitetura com estilo mais europeu da cidade. Nada disso! No início do século XIX, a cidade ficou famosa por ser um lugar adequado para tratar da Tuberculose, pela sua altitude e clima, se comparando à Suíça. Anos depois, o povo que não é bobo nem nada, aproveitou dessa estratégia de marketing para transformar a cidade em um destino turístico com aspecto europeu. E deu super certo né?

E para quem quiser mais dicas de como economizar em uma viagem, clica aqui

E agora, já conhecendo melhor a cidade, faria o seguinte roteiro:
Roteiro: 3 dias em Campos do Jordão
Clique na foto para ver em maior aumento ;)
Dia 1
Museu Felícia Leisner, Palácio da Boa Vista, Amantikir, Piquenique e no final do dia jantar.

Dia 2
Teleférico + Morro do Elefante (pedalinhos no lago ficam ali também),  Centrinho de Capivari + almoço (o Pastelão do Maluf é uma boa!), Ducha de Prata, Hortoflorestal e jantar.

Dia 3
Se quiser ficar na cidade, é uma boa hora para visitar as fábricas: seja a de chocolate ou da Baden Baden. Se quiser mais emoção, daria para fazer trilhas/cachoeiras, conhecer alguns picos (Itapeva ou Pedra do Baú) e na hora de ir embora, uma pausa para ver a Vista Chinesa.



Nos próximos posts vou contar o que eu achei que  mais valeu a pena (ou não!) e explicar melhor cada um dos meus lugares preferidos por lá!

Posts similares

comentários

  1. Quando eu fui pela primeira vez gastei desnecessariamente por não conhecer a região.
    Fiquei em um hotel caro, porque pensei que por ser pequena a cidade ficara tudo voltado no centro e me arrependi.
    Dava para eu ter economizado nem na época e guardado para aproveitar melhor na outra visita..
    Mas, o lugar é lindo demais, e amei cada detalhe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, encontrei preços bem melhores nos hoteis fora do centrinho de capivari ;) inclusive o que fiquei era longinho, porém delicioso! :D

      Excluir
  2. Amei as curiosidades! Eu tenho vontade demais de conhecer <3 Digo pra Tonho que temos que aproveitar que estamos tão pertinho pra economizar na passagem, hahaha. Vou salvar teu roteiro e espero poder usar logo! :D Beeijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, 2 anos em SP e só agora que fomos conhecer! e é tipo, 3h de viagem <3

      Excluir
  3. Meu Deus! Esse post apareceu na hora certa já que eu e meu namorado estamos loucos para viajar para lá, fiquei surpresa pelo valor do chocolate quente, achei que as coisas lá eram caras mais nem tanto assim. Eu erro muito na hora de planejar onde vão ser nossas refeições também e acabamos gastando um dinheiro que poderia ser aproveitado para outra coisa. Adorei o post, me ajudou muito e já estou com os roteiros preparados. Parabéns! Um super beijo.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eee! que bom que ajudamos :D nossa, eu também já errei muito com restaurante! adoro pesquisar.. sei lá porque dei essa mancada hahah

      Excluir
  4. Eu vou sempre para lá, mas nunca fui no museu.
    Irei certamente
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Ai, quantas indicações maravilhosas! Tenho tanta vontade de ir para Campos. E super acho que eu iria 'sem planejamentos' também, achando que seria bem fácil de 'sair por aí' catando as coisas, sem riscos de perder tantos pontos assim. Então, já deixei o lembrete apitando eternamente na cabeça, rs. Adorei as dicas finais e vou voltar na postagem assim que for possível visitar esse cantinho lindo!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, não chega a ser impossível ir sem planejar muito! para quem só quer relaxar no centrinho de Capivari tá ótimo! agora para aproveitar ao máximo o tempo e conhecer o máximo de coisas sim :D

      Excluir
  6. Eu sempre quis conhecer a cidade, mas morro de medo de frio! rsrs...
    Adorei as suas dicas e tô boba com o preço do chocolate quente!
    #cucujuro rsrs...
    Ansiosa pelo próximo post e por mais detalhes da Suíça (rs) brasileira!

    bjOO

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
  7. eu adoro campos, faz um anos passei um feriado lá e a cidade é mt uma graça, que vontade de voltar agora no inverno vendo seu post!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. A viagem deve ter sido incrível! Planejar antes é sempre um pouco melhor, né? Aí não corre o risco de perder nada. E nossa, haja dinheiro, porque é bem caro mesmo haha mas a experiência deve ter sido maravilhosa!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi uma delícia mesmo :D adorei a cidade!

      Excluir
  9. Que lugar maravilhoso amei a postagem, tenha uma semana abençoada.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  10. Eu fui a Campos do Jordão há uns dez anos com as minhas colegas de ballet. Amei a cidade, mesmo os passeios sendo rápidos.
    O que eu mais gostei foi o chocolate quente!!!
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vixii, acho que erramos o lugar do chocolate ein? :( um casal de amigos tbm foi em outro diferente do nosso e adorou!

      Excluir
  11. ótimo post! é sempre bom saber esses detalhes que ninguém nos conta e que são super imporantes, vou anotar as dicas para quando fazer minha viagem hahaha
    beijos e sucesso :*
    www.barbarameyer.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sou louca pra conhecer Campos do Jordão, deve ser lindo mesmo, amei o mini roteiro
    Beijos

    Blog Segredos da Cáh
    Instagram
    Facebook
    Canal do You Tube

    ResponderExcluir
  13. Eu nunca fui Lorraine, mas sempre ouvi dizer que os preços são suuuper turísticos (ou seja, mais caros do que o normal, especialmente na alta temporada). Adorei as dicas e com certeza vou lembrar delas quando estiver planejando uma viagem para lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, apesar de que os preços não ficam tão distantes dos de SP ou RJ né?

      Excluir
  14. Fomos para Campos no ano passado e você observou bem! Principalmente a questão dos alimentos, muito caros.
    Além das observações que você fez, também achei a cidade bem segura, fomos fora de temporada, porém ainda estava bem frio, a cidade não estava tão cheia e mesmo assim saiamos a noite com a câmera e achamos bem tranquilo.

    Beijo'
    http://www.casarsemdesleixar.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade! todo cantinho tinha uma rondinha policial :D

      Excluir
  15. Eu ainda não conheço Campos, mas tenho muita vontade de visitar. =)
    Lembrou muito Penedo. É igualmente linda.
    Deu vontade de ir conhecer a fábrica de chocolate.

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  16. adorei as dicas! tenho muita vontade de conhecer Campos, quando for irei lembrar do que li por aqui! haha

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  17. Falam tão bem de Campos do Jordão e lá tem tudo o que eu gosto: frio + chocolate quente + muita comida! haha Tenho certeza que vou gostar de lá. Assim que puder com certeza viajarei pra lá!

    ResponderExcluir
  18. Que lugar maravilhoso, é uma pena tudo ser longe um do outro :cc
    Amei, beijão. Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  19. Que legal, ainda não fui para lá. Adorei e realmente qualquer viagem é melhor ser bem planejada. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  20. Vou para Campos desde criança e adoro! Mas infelizmente a cidade esta meio judiada e os preços na época de temporada são salgadissimos msm!
    No mais adorei o mini roteiro e saber que aproveitaram bastante

    Bjs
    Pri

    ResponderExcluir
  21. Esse é o local que poderia voltar mil vezes. Adoro!!

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
  22. Campos é muito fofa, fui lá uma vez quando era mais nova e me lembro de pouca coisa. Sei que quase não fui nos pontos turísticos, mas mesmo assim me apaixonei.

    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Esse lugar parece ser incrível, morro de vontade de ir!
    Adorei as dicas =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. tenho vontade de conhecer campos do jordão. Seu post é útil pra vida!!
    Planejar é essencial pra não perder tempo mesmo. Gostei demais do post ;)
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  25. Fui a muitos anos atrás, quando ainda era criança, mas tenho muito vontade de voltar lá, é uma cidade linda! Gostei do seu mini-roteiro! Perfeito para 3 dias ou mesmo um final de semana.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
  26. Lorraine, ótima escolha!! Amo Campos do Jordão, apesar de nunca ter ido... hahahaha!
    Mas, já vendi enviei muitos grupos para lá, através de pacotes que montei quando trabalhava em uma operadora de turismo.

    Dos pacotinhos que montei, Campos era um destino certo de venda. Eu sempre vendia todos os lugares e sempre tive um feed back excelente!!
    Fora isso, é um lugar que faz questão do cliente: eles sabem negociar para lhe proporcionar o melhor. :)

    Ainda irei conhecer! Em breve! Beijosssss!
    www.cerejabranca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, tenta conhecer! a cidade é uma graça :D

      Excluir
  27. Oi Lorraine, tudo bem?
    Campos parece ser uma cidade maravilhosa, tenho muita vontade de conhecer. Gostei de mais do seu post, e já anotei algumas dicas pra quando me aventurar nessa cidade.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Lo não sei o que deu na minha cabeça, vim ontem e li o post, curti e tudo mas mas não comentei, uai?! Mas aqui estou para me redimir.
    Suas dias são maravilhosas e por isso te citei no úiltimo post lá no blog kkkkkkkk amei esse auqi tbm, vou me lembrar delas se um dia for para CJ.

    Beijão,

    Isa | http://isabellalessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha <333 obrigaaada Isa!!! já vou conferir :*

      Excluir
  29. Eu fiz a parte turistica de Camoos so quendo fui com o Colegio, quando era adolescente.
    As ultimas vezes que fomos, ficamos na casa de amigos, e ou fazemos churrasco ou festa junina (que foi o que fizemos esse final de semana).
    A noite fui no centrinho de Capivari e tb fiquei chocada com o preço do Montanhes. Meu marido pediu um chocolate quente cremoso com licor e foi R$30!!! Eu pedi um mini fondue com morango e tb foi R$30!! Achei surreal os preços!
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Quero muito conhecer Campos do Jordão, parece ser uma cidade bem amorzinho e fofa para viajar com o boy! Como adoro um friozinho, acho que vou adorar! E uau, a cidade é carinha mesmo hein :O
    De qualquer maneira, adorei as dicas e não deixarei de me planejar quando for :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  31. Acho um lugar lindo demais Campos do Jordão MAS ainda prefiro Poços de Caldas, sem querer fazer jabá da minha terra já fazendo... ó Poços > Campos heheheheh <3

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  32. Ainda sobre Campos do Jordo, necessario acrescentar que é uma cidade muito romantica e o quê maix se vê são casais enamorados ... o clima favorece o aconchego e a proximidade, sem contar a influência do vinho. Viemos pela 1a.vêz em 1988 exatamente como esses casais que mencionei (risos).
    E continuamos vindo até hoje e já não nos hospedamos em pousadas. Agora temos nosso 'cantinho prórpio'.
    Campos é uma cidade pequena mas totalmente 'espalhada' e cravada na montanha. Então, quando você olha no mapa, imagina que tudo seja perto, só que, por conta das curvas, você pode perder meio dia em um único passeio. E, se não souber disso, para visitar dois lugares em direções oposta, um dia todo. Enfim ... a propria cidade organizou roteiros turisrico, que são 8, concentrando e restringindo os passeios em cada direção. Isso, sem dúvida, facilita demais para os turistas de 1a.viagem.
    E, se você observar, sendo 8 roteiros você poderá voltar no mínimo mais 7 vezes !! Rdsrdsrds
    Então, quando chegar no Portal, retire sua revista 'Guia Campos do Jordăo' e facilite sua vida..
    Lá você poderá fazer sua escolha de passeios, além dos roteiros de gastronomia, hotéis, compras, etc. Etc. Boa viagem e boa estada.
    Fui !!

    ResponderExcluir