Dica de filme #10: Clube da Luta e Um sonho de liberdade

10 de agosto de 2016

Faz um tempo que eu coloquei na cabeça que quero assistir a lista dos filmes com as melhores notas do IMDb. E a lista dos 250 melhores é super variada: tem filme cult, ação, blockbusters, dramas (geralmente meus favoritos) e até brasileiro (Cidade de Deus - 21º).

Como a lista é cheia de clássicos que eu ainda não tinha assistido, sempre recorro a ela para escolher algum quando a indecisão domina por aqui. Em geral sempre dá certo ;)

Clube da luta



Eu não sei nem se deveria falar sobre o filme para não quebrar a primeira regra e deixar quem já assistiu pirado, mas vou ter que escrever alguma coisa né? Confesso que já dei o play com as expectativas lá em cima, tanto por ser o 10º na lista quanto pelos atores envolvidos. Não tinha como juntar Edward Norton e Brad Pitty e sair algo ruim!

Vamos a uma mini sinopse: "Um jovem executivo trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Junto a isso ele vem sofrendo de uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de autoajuda"

A fotografia é bem sombria (aliás, o filme como um todo é bem sombrio), mas acabou sendo uma sacada tão boa que nem parece um filme de 1999. As atuações são muito boas, tanto dos principais quanto dos coadjuvantes (demorei para perceber que o Jared Leto estava por ali) e a história não cansa de surpreender, inclusive cheguei a achar que fosse um filme do Christopher Nolan (entendedores entenderão). Só um aviso: se não curte ação/violência, esse filme definitivamente não é para você. E para quem já assistiu: 25 curiosidades do filme

Um sonho de liberdade 



Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado injustamente por um assassinato que nunca cometeu. Vai cumprir sua pena (perpétua) em uma prisão nada acolhedora e é perseguido por todo tipo de grupo que você puder imaginar, além do cruel e corrupto diretor. Ao longo do tempo ele cria uma forte amizade com Red (Morgan Freeman), que por sua vez percebe que Andy simplesmente não vai se acostumar com aquele lugar.

Nada menos que o filme número 1 na lista di IMDb, que a propósito, é feita por notas do público em geral e não de especialistas/críticos. É um filme muito bom, não chega a ser o meu favorito, mas com certeza entra em um top 10 da minha lista imaginária (como se eu tivesse certeza de quais são meus preferidos haha)!

Ao longo das 2:20h de filme dá para a gente se apegar aos personagens, torcer e se emocionar com eles. E o decorrer da história foge do óbvio em vários momentos. Pra colocar na lista já!

"A esperança é uma coisa boa... Talvez a melhor das coisas, e o que é bom nunca morre."

Já assistiram algum desses? Qual o preferido de vocês?

Posts similares

comentários

  1. Eu assisti os dois faz muito tempo. Acho que vale rever
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Dois filmes muito incríveis (mas eu não entendo porque Clube da Lute virou cool da noite pro dia, esse filme já tem anos!). Um Sonho de Liberdade vi recentemente no netflix e me odiei por não ter visto antes, merece mesmo o primeiro lugar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também fiquei de cara que demorei tanto para assistir!!!

      Excluir
  3. Que interessante essa sua ideia de pegar os filmes do IMDB para assistir! Não sei se daria muito certo para mim, porque sempre tem aqueles filmes ~cults~ que não tenho muito saco para ver, mas fiquei com vontade de tentar!
    Acredita que nunca assisti nenhum desses dois filmes? Mas eu já sei um pouquinho da história de Clube da Luta, inclusive o maior spoiler do filme hahaha Mesmo assim acho que adoraria ver!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm, por enquanto dei umas puladas nesses mais cults haha vamos ver quando encaro!!

      Excluir
  4. Lo, já assisti os dois e considero Clube da Luta um filme para todos (não no sentido de faixa etária e maturidade, mas no sentido de gostos gerais). Mesmo para os não tão conectados com o estilo de ação, acho a obra fundamental. Afinal, é um filme que acaba indo além de qualquer gênero, já que sua linha é o ponto argumentativo perante a sociedade capitalista. É uma crítica muito bem elaborada, com entrelinhas incríveis para reflexões que são cabíveis fervorosamente na nossa atualidade, e outras tantas que servem ainda para releituras internas (pontos mais pessoais). Sou apaixonada pela qualidade crítica da obra, mesmo não sendo tão metafórica. Não fiquei surpresa com 'a' descoberta da trama, mas fiquei por esse recheio principal: o qual na verdade é bem plurificado, já que temos em cabimento personagens como a Marla, agregando outras vertentes reflexivas. E gosto bastante de 'Um Sonho de Liberdade', sinto que serviu como base para muita coisa boa que temos hoje. Traz reflexões importantíssimas sobre justiça, redenção, amizada, lealdade e afins. Estou assistindo Prison Break loucamente e adorando as entrelinhas sensacionais da série. Lembra-me um pouco o filme. Vale super a pena! Adorei as indicações!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também achei genial a infinidade de reflexões que o clube da luta permite. Frente a sociedade, frente ao que queremos/esperamos de nós mesmos! e Prison break é uma das minhas séries favoritas da vida <3 aproveite muitooo cada episódio!!!

      Excluir
  5. eu adoro um sonho de liberdade, mas clube da luta é o filme da minha vida, já vi 1 milhao de vezes, sei algumas das falas de cor, amo demais mesmo!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah eitaaa!!! mas é muito bom mesmo :D

      Excluir
  6. Eu nunca assisti o clube da luta, sempre ouvi falar tão bem dele, mas sempre acabo assistindo outro filme. Agora um sonho do liberdade... é um dos meus filmes favoritos, já perdi as contas de tantas vezes que assisti esse filme, inclusive deu vontade de assistir de novo kk

    http://www.teoremademahlli.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Vi os dois filmes, mas aquele que mais amei é Um Sonho de Liberdade que é do mesmo diretor de A Espera de Um Milagre.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  8. Sempre ouvi falar desses filmes, mas nunca assisti.
    Fiquei com vontade de assistir Um sonho de liberdade.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
  9. Só ainda não vi o primeiro, mas meu pai vive falando sobre. hahaha Vou assistir também!
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  10. Muito legais as dicas. CLube da luta ainda não vi, mas tenho muita vontade! Sonho de Liberdade é maravilhoso! Muito motivador <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  11. Adorei as indicações. Quero muito assistir Clube da Luta.
    Beijos

    www.fernandamrgd.com

    ResponderExcluir
  12. Já assisti Um Sonho ode Liberdade e fiquei muito triste com final. A gente realmente se apega aos personagens. Agora Clube de Luta eu PRECISO assistir. Mas estou esperando o momento certo pra não achar que o filme é ruim (preciso estar na "vibe" certa pra ver o filme! haha)

    ResponderExcluir
  13. Nossa, você escolheu dois clássicos maravilhosos. Não lembrava muito bem de Um Sonho de Liberdade, mas AMO Clube da Luta. Já perdi a conta de quantas vezes assisti, e até camiseta do filme eu tenho, de tão viciada hahaha. É um dos filmes mais geniais que já vi, e queria poder voltar no tempo, só pra ver de novo pela primeira vez e me surpreender! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa Lu, verdade! eu fiquei assim :OOO várias vezes durante o filme!!

      Excluir
  14. Sempre ouvir falar muito sobre clube da luta mas nunca assisti. Um dia desses quem sabe me animo a assistir, mas sou super indecisa quando chega a hora de ver mesmo hehehe
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adoro Clube da Luta, vi várias vezes sem parar por um tempo rs
    Um Sonho de Liberdade eu nunca assisti, já está na minha lista!

    Beijos <3
    http://brunismos.com/

    ResponderExcluir
  16. Não assisti nenhum :O
    Acho que ambos tem no Netflix né? Vou ver por lá :P
    bjoka http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  17. Já assisti os dois Lorraine, são realmente dois grandes filmes. Agora, essa lista de melhores do IMDb é muito louca, tem uns filmes incríveis e outros horrorosos. Eu definitivamente não concordo com a maioria do público, só pode ser isso. rs... Beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  18. Eu até vi os dois, mas faz tempo, haha. Só que guardo na lembrança que são filmes muito bons, então quem sabe esteja na hora de rever. Adoro fazer esse tipo de lista de filmes também. Por enquanto, estou na lista de clássicos de todos os anos e todos os gêneros - mas essa lista é tão longa que eu acho que posso ficar a vida inteira nela, hahaha.
    Beijos,
    Bru
    http://www.moderando.com

    ResponderExcluir
  19. Nunca assisti nenhum desses dois filmes, confesso. Mas pelo o que você falou, fiquei curiosa em assistir "Um sonho de liberdade".


    Um beijo,
    http://imaturidadeadolescente.tk

    ResponderExcluir
  20. Oii,
    Esses dois filmes estão na minha lista de clássicos, mas especialmente Um Sonho de liberdade, perdi a conta de quantas vezes assisti quando criança.
    Já Clube de Luta assisti apenas na faculdade, mas apesar de toda aquela loucura achei o filme genial.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade!! tem muita genialidade em meio aquele turbilhão de loucura haha

      Excluir
  21. Boas indicações! Já assisti os dois e valeu muito a pena.

    Um beijO

    ResponderExcluir
  22. Acredita que até hoje não assisti a esse Clube da Luta no qual tantas pessoas comentam? Me sinto até mal quando fazem referencia ao filme e eu fico lá viajando sem entender. Já o outro filme eu nunca tinha escutado falar, mas agora me interessei e adicionei também aqui pra ver. Gosto de assistir aos clássicos, porque a maioria dos filmes atuais fazem referencias a esses filmes e personagens antigos, então vale muito a pena.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  23. pois é, também só fui ver clube da luta agora! e ainda tenho váááários clássicos na lista de espera..

    ResponderExcluir