Trilhando: Pedra do Baú

2 de setembro de 2016

Muita gente já deve ter ouvido falar da Pedra do Baú, que fica do ladinho de Campos do Jordão. Pois bem, eis que dias atrás resolvi ir até lá fazer a trilha + escalada na pedra. Ela fica em São Bento do Sapucaí, uma cidade a cerca de 200 km de São Paulo, e seu topo fica a cerca de 2000m de altitude.

Pedra do Baú
 
Nessa região da Pedra do Baú você tem algumas opções de trilha:
  • Bauzinho ou Ana Chata, que são pedras ao lado da Pedra do Baú
  • Pedra do Baú apenas trilha
  • Pedra do Baú com escalada
Escolhi  a última opção, e pra isso entramos em contato com uma empresa de turismo da cidade que fornece guias e equipamentos de segurança pra fazer a escalada. Indico MUITO fazer a trilha com os equipamentos. Vi muita gente subindo sem nada e fiquei nervosa por eles, acho que vale a pena pagar a mais por mais segurança. 

Escolhemos a Baú Ecoturismo e indico muito a equipe. Fomos em uma turma de 11 pessoas e eles forneceram 3 guias para nos acompanhar, todos muito legais, atenciosos e fofos! O valor do passeio é R$100 por pessoa, mas se você for em uma turma maior consegue negociar o valor (vimos outras empresas mas eram bem mais caras). Saindo da agência, levamos cerca de 20 minutos de carro até o começo da trilha, onde tem um restaurante e estacionamento (R$15 reais o estacionamento caso não almoce no restaurante, que só aceita dinheiro!).


Vamos agora pro que interessa? Como é a trilha?

Achei a trilha um pouco chata. Muitas pedras no começo, terra que escorrega um pouco em alguns pontos, a mata é aberta e como estava muito sol e calor, foi um pouco sofrido. A subida é bem íngreme e leva cerca de 1 hora pra chegar até a base da montanha. Diferente das trilhas do Rio, que geralmente são mais fechadas, você tem uma vista linda praticamente durante toda a subida. É demais!


Chegando na base da montanha você coloca os equipamentos de segurança e se divide em mini grupos, cada guia vai com 3-4 pessoas, amarradinhas umas nas outras com corda de escalada e mosquetão. Meu guia foi o Gui e super recomendo ele!! Por toda a pedra você tem uma escada e por ela você sobe os quase 400m da montanha.


Gente, dá um medo danado, principalmente no começo! A perna treme e o braço cansa bastante! Afinal são 400m subindo uma escada, né? Inclusive, tem uma parte da escalada que chamam de Parada dos Medrosos, que é onde as pessoas geralmente desistem. O guia sempre vai na frente e prendendo os mosquetões na escada, pois em caso de queda, todos ficam presos pelo mosquetão e cordas. Com a gente foi tudo tranquilo, sem sustos e nem problemas! Depois de uns 40 minutos, muita escada, suor e tremedeira chegamos ao topo e agradecemos a Deus por tudo ter dado certo! E aí é só aproveitar a vista maravilhosa lá de cima!


A descida é o mesmo esquema e por incrível que pareça dá menos medo que a subida, mas achei muito mais cansativo! No final, fiquei alguns dias morrendo de dor na perna, a base de analgésicos, mas valeu muito a pena! Espero que se animem, a sensação de conquista quando chegamos ao topo é demais e vale cada dor muscular!

E aí, gente? Vocês têm coragem?

Baú Ecoturismo:
Avenida Conselheiro Rodriguez Alves, 143 - Centro, São Bento do Sapucaí
Tel: (12) 99737-5968

Posts similares

comentários

  1. QUE LUGAR TOPPP
    Tudo que preciso para descansar do stress que to nele rsrsrs
    Grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
  2. Woooooow!

    De longe o melhor post do blog até agora!!

    MUITO MUTO BOM!

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosoooo... perdi esse passeio aí quando fui. Acho que terei que voltar em Campos <3

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
  4. Que trilha sofrida!!! E essa escada, pelo amor de Deus, ainda bem que eu não tenho medo de altura. Ia adorar subir ao morro, vista maravilhosa.

    ResponderExcluir
  5. Que lugar maravilhoso *.* Amei as fotos.
    Assim que der, pretendo ir
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Que lugar maravilhoso *_*
    Apaixonada por essas fotos e pela experiência

    ResponderExcluir
  7. Nossa que passeio delicia. Aqui perto de casa e eu não fui aindaaa
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Lorraine, tudo bem?
    Acredita que nunca tinha ouvido falar deste lugar? =O
    Mas, adorei conhecer e as fotos ficaram lindaaaas!
    Lugar incrível, muito lindo!

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir!

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  9. oi, oi.

    só acho que no início do post deveria ter um aviso de que quem tem medo de altura naõ poderia ler. to aqui com o corpo tremendo e o coração acelerado, só de medo.

    infelizmente não nasci com essa disposição toda e acho que não conseguiria escalar tudo isso. mas, ó, o lugar é lindo. essa visa é apenas maravilhosa. <3

    bjs!
    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  10. Menina, tem uma ESCADA na pedra. Me deu uma aflição só de olhar! hahahaha Mas a vista vale a pena mesmo :)

    ResponderExcluir
  11. Que loucura essa escada na pedra, eu morreria e medo, minha mão ia soar e eu ia ficar com medo de cair, mas iria subir, porque a vista é sempre maravilhosa e sempre vale a pena né? É quase que uma academia né? Pensa que depois as pernas vão ficar definidas que fica tudo certo ;) hahaha! Acredita que eu nunca fiz trilha? E olha que aqui no Rio tem um monte, um dia vou dar a louca e ir sozinha pra alguma trilha com algum grupo. Adorei essa que você mostrou no post e já quero ir!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  12. UAU Lorraine, que vista maravilhosa! Realmente vale a pena todo o esforço, que coisa mais linda!!!

    ResponderExcluir
  13. Que passei gostoso, e que vista mais linda! Otima dica! Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  14. Eu teria coragem siiim! Ia cansar horrores, mas, a vista vale muito a pena! *-*

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia esse lugar! Eu confesso que fico com um pouco de medinho, mais de começar a doer alguma coisa no meio do caminho e eu não conseguir continuar do que da altura ou de cair. Mas sempre que vejo fotos da vista de cima eu fico morrendo de vontade de fazer isso tipo agora já, hahaha.
    Como sempre, adorei as dicas.
    Beijos
    Bru

    ResponderExcluir
  16. Que lugar lindo, amei e achei super interessante , ótimas fotos.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que lugar lindo, porém deve ser bem cansativo subir 400m de escada.. Eu ficaria mortinha! Mas, essa vista vale muito a pena. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  18. que demais essa trilha! A vista é linda!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  19. Que lugar lindo! Todo o esforço valeu a pena né!
    Eu não conhecia esse lugar.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  20. Queria um dia subir, mas vai ter que ser quando eu tiver tempo pra me recuperar, pelo visto! Sou muito molenga, HAHA!

    Acho que é nesse restaurante ai que meu irmão vai de vez em quando (a namorada dele é de lá), diz que é bem bom. Se eu não conseguisse subir, certeza que ficaria lá comendo, HAHA!

    ResponderExcluir
  21. AAaaaiii que incrivel ♥♥♥
    Uns amigos meus já foram pra lá, no dia eu não pude ir e fiquei arrependida depois, mas pelos relatos deles também foi punk o negocio, eles não estavam com todos os equipamentos (eu acho) e sofreram um pouquinho. Essa é uma trilha/escalada que eu super quero fazer um dia!
    Amei o post <3

    ResponderExcluir
  22. Ai, eu tenho coragem sim.
    Adoro esse tipo de programa ao ar livre e só de imaginar ver essa vista maravilhosa ao vivo, já fico empolgada! Adorei as fotos! =)

    Bjos,
    http://helendutra.com/

    ResponderExcluir
  23. gente, que vista maravilhosa! eu iria morrer de medo de subir aquelas escadas, mas achei que na descida seria pior... me surpreendi que falou o contrário, HAHAHA

    ResponderExcluir