Chromecast: sua TV renovada com pouco investimento

5 de dezembro de 2016

Fizemos uma grande aquisição para o nosso lar há três semanas (demorei pra postar #culpaminha)! Talvez grande não seja exatamente o termo correto, já que ele tem apenas 5 cm, mas considerando o impacto que tem gerado por aqui, não haveria um adjetivo melhor.


Para vocês entenderem melhor o contexto: há alguns meses estávamos passando por alguns apuros com a nossa TV. Infelizmente não bastava ter uma TV digital e morar em São Paulo. Nossa sensação era de estarmos no meio da floresta amazônica #exagero, sem sinal e sendo guiados por chiados e chuviscos (enquanto ainda tínhamos imagem). Tentamos algumas soluções, mas no final ter o notebook ligado 100% do tempo na TV estava longe de ser satisfatório. Foi nessa que decidimos dar um upgrade na nossa TV e adquirimos o famigerado Chromecast.

TV sem sinal
"Nossa" TV: cores vibrantes e um áudio excepcional #SQN (fonte Pexels)
O Chromecast é um player digital simples que você conecta na porta HDMI da sua TV e que de uma hora pra outra a transforma na melhor SmartTV que você poderia querer. Pode parecer exagero, mas por 35 dólares você pega uma TV simples e agrega todos os benefícios das SmartTVs mais novas sem ter que desembolsar milhares de reais por isso. Melhor, te livra das preocupações de ter que instalar programas na TV que nem sempre funcionam direito. No caso do Chromecast o sistema é Google, que, convenhamos, entende de tecnologia.

O Google lançou a primeira versão do Chromecast lá em 2013 como uma solução alternativa e mais barata ao Apple TV. Apesar de similares, não são exatamente concorrentes, já que a solução da Apple é 4 vezes mais cara ($150) e com mais funcionalidades (ex. tem espaço para armazenamento). Independente disso, a solução do Google está longe de não ser útil.

Atualmente (2016) o Chromecast está em sua terceira versão, o Ultra, que suporta imagens em 4k Ultra HD e HDR (High Dynamic Range). Com o aumento da resolução, de 1920x1080 das versões anteriores para 3840x2160 da nova, veio também o aumento do preço. Para levar o Ultra você vai ter que desembolsar $69. Como por aqui não temos TV 4K, nem doeu seguirmos com a segunda versão, lançada em setembro de 2015.

O Chromecast 2 é um gadget no formato de disco com um pequeno cabo HDMI que você conecta na sua TV. Ele possui resolução de 1920x1080 (1080p) e vem equipado com 512MB de RAM e 256MB de memória flash. Tudo muito bom, tudo muito bem, mas você deve estar se perguntando como isso funciona, cadê o controle remoto? Uma palavra: MÁGICA.


Bem, sendo sincero, como qualquer dispositivo hoje em dia, o Chromecast funciona através de uma conexão WiFi. Explico: ao conectá-lo pela primeira vez na TV, o Chromecast cria uma rede WiFi para você configurá-lo. É nesse passo que você define o nome do dispositivo e a rede WiFi que ele vai se conectar. Sim, você vai precisar de um roteador WiFi. Daí pra frente é só alegria.

Todo o controle do aparelho pode ser realizado pelos seus dispositivos pessoais. Vale qualquer coisa, desde seu celular Android (o que é meio óbvio, já que é o Chromecast é do Google), até iPhone e notebook. Sendo mais meticuloso, vale Android 4.1, iOS 8.0, Mac OS X 10.9 e Windows 7, ou qualquer sistema com versão superior.



E é exatamente na parte de controlar o Chromecast via outros dispositivos que a coisa fica bem melhor. Imagine você vendo um vídeo no YouTube pelo celular ou notebook e querer jogar ele na TV. Com o Chromecast você pode, basta clicar no botão . Quer compartilhar a tela inteira do seu celular ou uma aba do seu Chrome? Também tem como. As possibilidades são bem grandes: YouTube, Netflix, Google Play, Globo Play, Vimeo, Twitch, Spotify, Deezer etc. Caso esteja curioso, clique aqui e dá uma conferida na lista.


Aqui em casa temos usado bastante para vermos Netflix, YouTube e Globo. Às vezes algum site não suporta e aí compartilhamos a aba do Chrome mesmo. Funciona e com quase nenhum lag (se é que possui). Caso você decida comprar um, não esqueça de baixar o aplicativo Google Home no seu celular e o APP "Google Cast" no Chrome. Caso também tenhamos ajudado na sua escolha, não deixe de comprar pelo nosso link do Submarino. Qualquer ajuda é BEM vinda para continuarmos trazendo conteúdo de qualidade.



E aí, gostou? Caso tenha algum comentário, dúvida ou queira falar das suas experiências com o Chromecast, não deixe de comentar aí embaixo, ok?


Posts similares

comentários

  1. eu já tinha ouvido falar desse aparelhinho, mas nunca dei muita bola e agora tô bem curiosa, HAHA. a minha tv da sala tem netflix, mas a do quarto eu comprei sem olhar as especificações direito e acabei me ferrando :/ ela não tem o app e nem tem como instalar :( ai desencanei e passei a assistir séries no note mesmo. onde vocês compraram? indicam alguma loja? adorei o post, beijos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karine, tudo bem? É BEM legal e útil. Caso queira comprar, dá uma olhada no Submarino que lá tem. Aproveita e usa o nosso link. :)

      Excluir
  2. Meu marido estava falando pra mim sobre isso no sábado, fiquei curiosa. Nossas TVs tem Netflix por causa do Xbox e do Play 4, mas tem vários outros lugares com filmes disponíveis nele né!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, sim. Você consegue inclusive compartilhar a tela do seu celular ou notebook na TV. Outras coisas que funcionam bem são o Spotify e Deezer, por exemplo. bjo

      Excluir
  3. Nunca ouvi falar deste aparelho, me pareceu ótimo e super em conta, vou mostrar para o meu marido
    Charme-se

    ResponderExcluir
  4. Que demais, nunca tinha ouvido falar desse aparelho! Já deixei marcado na minha listinha pra comprar! hehe

    E ótimo post, super completinho, cheio de informações!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, é bem legal. Aproveita e compra pelo nosso link que além de ganhar um desconto, também nos ajuda.

      Excluir
  5. Que modernidade hahahha *o*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. ah isso é mesmo MUITO util hein! eu que adoro netflix ja quero pra colocar na tv tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante. A minha TV já tem algo bem similar, mas achei bem legal para quem quer dar um upgrade num aparelho mais antigo!

    ResponderExcluir
  8. Eu como boa desantenada dessas coisas não conhecia esse aparelho! haha
    e nossa deve dar uma baits diferença mesmo na tv! Eu quando quero ver algo do youtube na tb ou algo assim acabo conectando o laptop na tv com o cabo mesmo, como não é sempre acaba nem me incomodando. Mas esse aparelho iria ajudar bastante tb :)

    http://nyrdagurblog.com

    ResponderExcluir
  9. Tenho para a TV do quarto que não é smart, adoroooo
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia! Pra que troca a tv por uma smart depois de conhecer esse aparelho?
    Gostei de saber!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
  11. Te contar que acho muuito mais válido comprar uma TV que não possui função smartTV e comprar esse dispositivo! Hoje em dia as pessoas compram uma SmartTV achando que vão ter acesso ao APP Netflix e ao chegar em casa se deparam com uma realidade bem diferente, muitas marcas não possuem em uma SmartTV o APP já instalado e muito menos permitem realizar a instalação do APP. Mil vezes adquirir o Chrome Cast!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  12. Só tenho uma coisa a dizer: PRECISOOOO!
    A minha TV do quarto não é Smart, só a da sala. Muitas vezes tenho que mudar de cômodo para ver Netflix e isso é bem chato né?
    Simplesmente adorei a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o Chromecast fica bem mais esquema. Nosso uso da TV mudou 100%. Caso decida comprar, aproveita e usa o nosso link e ajuda a gente. bjo

      Excluir
  13. OLáa! tudo bem?
    Eu era doida para comprar o chromecast justamente porque dava o maior trabalhão ter o trambolho do notebook na sala o tempo todo, quase caindo, gente tropeçando nos fios.. hahaah mas nunca consegui achar! então, acabei conseguindo uma tv digital mesmo e esqueci dele. mas parece ser muito bom e útil!!
    beeijo

    Tem sorteio lá no blog!! :D
    https://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamara, que bom que gostou? Se estiver mesmo pensando em comprar, dá uma olhada no Submarino que lá tem. Aproveita e usa o nosso link que de quebra você ajuda a gente. bjo

      Excluir
  14. Aqui em casa temos a versão anterior do Chromecast (que é tipo um pendrive) e eu adorei essa bolinha, hehe! Concordo que vale muito a pena :D Aqui também temos uma Apple TV, eu dei de presente para o meu pai logo que foi lançada e nossa, tem praticamente as mesmas funcionalidades! Não sei se a versão mais atual dela compensa o $, mas comparando os dois produtos que tenho em casa, vale MUITO mais a pena comprar o chromecast, como você disse!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir