Tudo que você queria saber sobre o Museu do Amanhã

6 de janeiro de 2017

Estava com uma super expectativa em relação ao Museu do Amanhã, começando pela arquitetura maravilhosa dele! Fui em uma terça feira de feriado, a entrada foi free e conseguimos reservar ingressos pelo site. Nos outros dias da semana a entrada custa R$20, com a possibilidade de meia entrada para estudantes, idosos, clientes Santander, moradores do Rio de Janeiro, e várias outras categorias explicadinhas no site.


Ao entrar você recebe um cartão e cadastra seus dados como nome e e-mail. Ao longo de todo o museu você usa esse cartão para gravar as informações que você já obteve, coisas que leu, resultado de testes que você fez. Ele é todo interativo, cheio de tecnologia, é demais! 

São vários monitores que você vai acessando e lendo sobre o planeta e o mundo. Eu fiquei bem impressionada com a exposição principal, não sabia ao certo do que se tratava o museu e achei que fosse mais relacionado à tecnologias, mas na verdade é uma composição de vários espaços com temáticas diferentes, sempre nos fazendo refletir sobre nossas ações de hoje e como elas irão influenciar no futuro da nossa sociedade, país, planeta, universo.

O museu nos mostra imagens dos planetas, buracos negros, buracos brancos (nem sabia que existia!), a Terra vista por satélites, formas naturais como vulcões e arquipélagos, imagens da natureza sofrendo com a ação humana, como geleiras derretendo. Além de várias estatísticas e dados sobre a evolução do nosso consumo de energia, água, alimentos, e quais as tendências para as próximas gerações. 


Há um teste em que você responde uma série de perguntas sobre consumo de água, carne, uso de transporte público, etc, que avalia qual seu impacto ambiental por ano, é bem legal! E é um tapa na cara a cada parte da exposição que você visita. É bastante crítico e nos faz pensar bastante sobre o mundo nós queremos (e teremos) no nosso futuro, além de nos fazer pensar de que forma fazemos parte dessa transformação. Afinal, o amanhã é construído pela ação de cada um de nós, certo?

A minha parte favorita do museu, e a que me deixou mais emocionada, era como se fosse uma caixa preta, bem escura, que você entrava e havia vários totens, cada um com um tema e várias fotos de como aquilo era representado ao redor do mundo. Então, por exemplo, temas como: protesto, amor, carinho, refeição, dança, preconceito, comemoração, família. Era muito, muito, muito lindo! Com fotos de diversas nacionalidades, culturas, famílias, crianças, sociedades... incrível! Ficaria ali por horas!

Foto de divulgação
Além da exposição principal, também havia exposições temporárias bem interessantes. Vou contar sobre uma delas: a do Santos Dumont. Era um espaço pequeno mas muuuito bem feito, organizado e bastante interativo. 

Havia a réplica de todos os aviões que ele havia projetado, vídeos e explicações sobre cada uma delas. Também havia uma réplica grande de um dos modelos e as pessoas podiam sentar nesse protótipo e "voar" nele, havia um sistema motorizado que levantava o aviãozinho do chão e no fundo havia aquela parede azul de filmes, sabe? Então em um monitor parecia que a pessoa estava voando pelo Rio de Janeiro ou Paris, coisa mais bonitinha :) Além disso, havia uma parte com vários tablets e folhas de papel sulfite e todo mundo podia ver tutoriais de aviões de papel com vários níveis de montagem e diferentes performances como velocidade e acrobacia. Por fim, havia uma pista em que todos poderiam jogar seu avião para que voasse e vissem quão longe ele poderia chegar. Legal, né? :)

Espero que tenham gostado e se apaixonado mais pelo Rio como sempre acontece comigo <3

Beijo, Fer!

Museu do Amanhã
Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro
A estação mais próxima de metrô é a Uruguaiana, não há estacionamento no museu
Funcionamento: Terça a domingo das 10 às 17h


Posts similares

comentários

  1. já li tanto sobre esse museu do amanhã que estou louca pra conhecer, a arquitetura é algo impressionante, pelo que eu vi vale muito a pena, seu post só reforçou o convite!

    ResponderExcluir
  2. O museu do amanhã é realmente muito interessante! Agora eu quero ir conhecer o Aquário, mas achei carinho e tal. Vou esperar passar o verão pra ir, porque tá enchendo muito. Adorei o post, até ensinar a chegar você ensinou. *-*

    Chiquereza

    ResponderExcluir
  3. deveria haver um Museu do Amanhã em todo o Mundo! Vá, pelo menos em Lisboa :D Adorei o conceito, de uma forma dinâmica percebes o mal que fazes ao planeta e ainda começas a pensar em soluções. Que pena quando tive no RJ há 8 anos atrás ainda não havia, teria ido logo!

    Viver a Viajar

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, quase toda semana to lendo um post sobre esse museu e fico aqui morrendo de vontade de visitar. Quando fui ao Rio ele ainda não estava aberto. Todo o conceito e a forma como tudo é mostrado é tão legal. Com certeza um lugar que não vou poder deixar de ir quando retornar ao Rio :)

    ResponderExcluir
  5. Logo quando inaugurou o Museu do Amanhã eu vi uma reportagem que me deixou louca de vontade de conhecer. Acho super bacana essa ideia de museu interativo e já tinha lido sobre esse lado "crítico" do Museu do Amanhã, que acho super importante. Se um dia eu for para o Rio, não posso deixar de conhecer!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  6. Esse museu foi uma grata surpresa para mim. Eu amei!!!
    Essa parte dos totens que fala sobre as diferenças e semelhanças entre as culturas foi a que mais me marcou tbm.

    ResponderExcluir
  7. Senti dificuldade no post de saber onde exatamente é o museu, tive que pesquisar para descobrir que era no Rio (vocês não são de SP?), mas enfim, as chances de um dia eu viajar para o Rio são minímas, mas se isso acontecer certamente vou visitar esse museu porque só a arquitetura já vale super a pena, não é mesmo?
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, mas tem ate o endereço dele e como chegar no final do post haha! Mas obrigada pela observação ;)

      Excluir
  8. Eu fui lá algumas vezes mas não entrei, acredita? Das vezes estava com eventos e muito cheio mas quero voltar com calma depois :)

    ResponderExcluir
  9. adorei seu post com mais detalhes sobre esse museu, já vi muitas fotos sobre ele por aí, mas nenhum assim com tantas infos :) eu não vejo a hora de ir pro rj e visitá-lo, parece maravilhoso demais <3

    ResponderExcluir
  10. Que lindo esse lugar ne? Gostei muito das fotos e da sua resenha. Quero muito conhecer esse museu. Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  11. Que lugar lindo *_*, já imaginei altas fotos que daria para tirar aí. Eu já tinha ouvido falar do museu, mas ainda não tinha lido nada sobre ele, não sabia o que tinha lá inclusive. Legal o seu post, compartilhei com uma amiga que vai para o Rio esse final de semana e também não conhecia o museu.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que maravilhoso preciso conhecer <3 e é aqui pertinho. :)
    Charme-se

    ResponderExcluir
  13. Cada vez que leio posts sobre o museu do amanhã fico com mais vontade de conhecer! Quero visitar em março!Acho muito interessante como montaram as exposições!

    ResponderExcluir
  14. Que demais esse museu! Vontade de conhecer ele! Além de super interessante a estrutura é mega linda!!!! <3
    Beijinhos
    www.vaidosaefeminina.com

    ResponderExcluir