Como aprender sobre tudo e com pouco esforço?

20 de fevereiro de 2017

Sim, eu sei, isso aqui está longe de ser um Classificados para ter um título desses, mas te garanto que você não vai se arrepender de ler até o final.

Um pouco de contexto

Para os que não me conhecem, eu trabalho em SP com TI há alguns anos e, como não sou natural da capital, na época em que me mudei fiz uma escolha bem acertada quanto à minha moradia. Nada como escolher um canto próximo e poder ir trabalhar à pé #quemderafosseprasempre.

Essa realidade alternativa funcionou bem durante algum tempo, porém, sendo consultor, nunca escapei das viagens aos clientes. Para minha felicidade, foi em uma dessas que aprendi uma lição de ouro. Sempre foquei em estratégias para aproveitar melhor o meu tempo, tentando fazer mais com o mesmo. Perder mais de 2h de deslocamento diário não me parecia uma forma inteligente de investir as minhas fichas. Foi quando em uma dessas viagens um amigo comentou sobre como ele aproveitava o deslocamento do dia a dia para treinar inglês. Genial, eu pensei. A mágica? Podcasts.

O que são podcasts?

Antes de qualquer coisa, Podcast não é algo novo, está longe disso, tem pelo menos 13 anos. O termo nasceu em 2004, com a junção da palavra Pod (de iPod) e broadcast. A ideia do Podcast é aproveitar o poder das mídias digitais para transmitir aos seus usuários conteúdo de forma acessível e a qualquer momento. Uma boa analogia é dizer que o Podcast é uma assinatura de revista para os seus ouvidos.


Porque os podcasts são tão legais?

Creio que o podcast possui quatro fatores matadores que o tornam uma solução única - facilidade de consumo; flexibilidade de acesso; variedade e continuidade de conteúdo.

Sob o viés da variedade, há podcasts em todas as línguas e sobre os mais diversos temas. Querendo praticar japonês ou entender um pouco mais sobre a Segunda Guerra Mundial? É só ir no Google que vai ver um monte de resultado (Lições de Japonês e Segunda Guerra Mundial). E não vai achar apenas um episódio perdido, em geral são conteúdos extensos, de alta densidade e com continuidade.

Na dúvida se seu pacote de dados vai dar conta de escutar os episódios no smartphone? Não tem problema, você pode baixar de casa e poupar a sua bateria e Internet.

Acha que a vida está muito corrida e que não tem tempo pra essa "baboseira"? É aqui que você perde mais um argumento! O fato da mídia ser digital e de estarmos carregando um player o tempo todo (smartphone), permite que aproveitemos os nossos períodos menos produtivos - no trânsito, nos deslocamentos, na fila do médico etc.

Ainda não está convencido dos benefícios? Guardei o melhor para o último. O conteúdo é inteiramente gratuito. Sim, não te custa nada, zero, nulo :)

Querendo recomendações?

Caso já tenha te convencido ou no mínimo colocado uma pulga atrás da orelha, vou deixar aqui algumas indicações que podem te trazer para esse mundo novo:

Cultura Nerd

  • Nerdcast - Maior podcast do Brasil com 1 milhão de downloads por episódio e mais de 10 anos de história. Os assuntos são história, ciência, cinema, quadrinhos, literatura, tecnologia, games, RPG etc.  A conversa é informal, divertida, escrachada e tão doida quanto séria. 

Inglês

Marketing Digital

  • 8Ps Cast - Produzido por Conrado Adolpho, um dos maiores nomes em Marketing Digital no país, tem episódios de todos os tamanhos. Recomendo. 

Empreendedorismo

  • GVCast - Podcast para GVs. Caso já tenha ouvido falar sobre a Geração de Valor, esse é o podcast para você. Tem como host o empresário Flávio Augusto da Silva, dono da WiseUp e do clube de futebol Orlando City. 
  • Guncast - Tocado por Murilo Gun, empresário e humorista, aborda diversos temas com uma perspectiva bem pessoal. 
  • Startup School Radio [em inglês] - Para quem gosta de empreendedorismo e tem facilidade em inglês, recomendo fortemente. É originado da Y Combinator, uma aceleradora americana. 
  • How to Start a Startup [em inglês] - Outro podcast em inglês baseado em aulas da Y Combinator ministradas em Stanford. 

Tecnologia e Programação

  • Hipsters - Para os nerds em TI de plantão. É um podcast novo, mas com a qualidade da Caelum/Alura, uma das grandes escolas de TI do país. 
  • Software Engineering Radio [em inglês]- Aborda o "estado da arte" em tecnologia de forma muito consistente e aprofundada. Seus convidados são nomes de peso em TI. 

Podcasts são para mim?

Espero que essa pergunta já permeie no seu subconsciente e que você se atreva a dar uma chance à este mundo novo. Minha opinião é um pouco inviesada, porém se você quer sair da zona de conforto e busca formas de ser mais produtivo, mas não tem tempo pra nada, eis a sua chance!

Aproveita também para depois voltar aqui para nos contar o que achou e indicar dos que mais gostou.

E você que já escuta, alguma recomendação?


Posts similares

comentários

  1. adorei essas dicas de podcast, hj em dia tem MUITA informação por ai que se a gente se esforçar conseguimos aprender mt coisa sozinhos

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu amo podcasts, nem lembro exatamente quando comecei a ouvir, mas já faz um tempo, hahaha. É mesmo otimização do tempo. Que não estão na sua lista, eu escuto e indico: Mamilos, Brainstorm, Anticast, PODEntender, Xadrez Verbal, Go Creative, Modern Cinematographer, Serial, Projeto Humanos.. Acho melhor parar, hahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, vou dar uma olhada. Esse Mamilos já ouvi falar, mas nunca escutei

      Excluir
  3. Adorei a dica. Escolhi alguns temas e vou entrar na página para conhecer um pouco.. :)

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sempre escuto Nerdcast...adoro....

    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olaa! Tudo bem?
    Eu já tinha ouvido falar, mas nunca escutei de fato. Mas você apresentou tantos benefícios que eu fiquei com muita vontade de tentar! Geralmente, eu leio no caminho de ida e vinda do trabalho..
    Mas essa também é uma ótima alternativa!
    Beeijo

    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, aproveita e depois volta aqui para falar o que achou :)

      Excluir
  6. Super válida a sua dica, só não me aproprio das mídias digitais em tempos de viagem,espera em fila... porque procuro diminuir o tempo que fico exposta a mídias digitais e a áudio no ouvido. Faço isso devido a minha profissão. Mas para galera aí que está fazendo Facu, a procura de um emprego é uma dica super válida mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de podcast também!
    Os que eu mais escuto são ligados a cultura nerd ou ao marketing, mas vou te dizer que não conhecia esse sobre marketing digital! CERTEZA que vou virar ouvinte, adoro o assunto!
    Ah, eu também gosto muito de escutar podcasts de relaxamento, no final do dia, hehehehe.

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréia, o Conrado tem bastante conteúdo, muito bom para quem quer entrar nesse meio ou busca aprender um pouco sobre MKT. bjo

      Excluir
  8. Eu amei esta dica, vou começar a praticar isso no meu dia a dia. Esses dias eu estava bem frustrada, pensando que meu tempo poderia ser melhor aproveitado, seu post veio na hora certa. Já estou abrindo os links aqui.
    Muito Obrigada.
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso aí, aproveita e depois conta aqui o que achou. bjo

      Excluir
  9. Eu escuto pouco podcast, na verdade, nunca fuçei muito e os que eu achei pela net, não me interessaram tanto.
    Devia ter um APP que consolida os podcasts por gêneros de diferentes sites, né? Ia facilitar DEMAIS a busca e economizar um tempão de quem vive na correria. Era entrar no carro, abrir o app e escolher o podcast. Será que já tem isso e eu não sei? ahhahah

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manuela, tudo bem? Tem isso sim, depois vou fazer um artigo sobre os players, mas adiantando, para o Android tem o "Podcast & Radio Addict", que tem busca por categoria. bjo

      Excluir
  10. Oi Lorraine, tudo bem?
    Eu sempre ouço e leio muitos elogios quanto aos podcats mas nunca me aventurei neles. Obrigada pelas indicações, vou ouvir alguns deles.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post, esclareceu muita coisa pra mim! Eu já tinha ouvido falar dos podcasts mas nunca me interessei em aprender mais ou tentar utilizá-lo. Mas vou tentar usar em alguns desses links que você indicou. Obrigada!!! <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
  12. Realmente os podcasts sao incriveis, e aproveitando o transito entao e uma boa dica para aprender alguma coisa. Eu gosto muito de TED Talks, e no passado a uns 10 anos atras, a globo tinha um podcast de series, na epoca do LOST, chamava Legendados. Era muitooo bom! Eu ria muito e conheci varios seriados bons naquela epoca! Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. legal, não sabia que o TED Talks também replicava em podcast, vou procurar. bjo

      Excluir
  13. Que legal, adorei as dicas!
    Já tinha ouvido falar mas nunca me interessei de fato e o post me deixou super empolgada e curiosa, pois todos os dias perco uma boa quantidade de horas no transporte público e nada melhor do que otimizar esse tempo.

    ResponderExcluir
  14. Eu já comecei a ouvir podcasts e logo parei porque nao estava sendo muito funcional (eu tirava um tempo do dia para ouvir) e agora estou rindo e me sentindo ridícula por nunca ter passado pela minha cabeça deixar para ouvir em momentos como esses que você citou! Vou tentar voltar aos poucos pra ver se dá certo, adorei mesmo a dica :)

    ResponderExcluir