Estudando Espanhol em Buenos Aires

13 de março de 2017

Fazer intercâmbio é um sonho de muita gente e pode não ser tão difícil (ou caro) de realizar como imaginamos. Com um pouco de planejamento e muuuita pesquisa, encontrei em Buenos Aires uma opção mais acessível para realizar realizar dois sonhos antigos: conhecer algum lugar fora do Brasil e estudar outro idioma! 


1) Como ir

Basicamente temos 2 opções em uma viagem dessas: comprar um pacote completo por uma agência e ficar tranquilo quanto a passagem/escola/hospedagem ou fazer tudo por conta. Mesmo sendo minha primeira viagem sozinha, optei pela segunda opção. 

Pode parecer complicado organizar uma viagem nesse porte sozinha, mas foi até mais fácil do que eu imaginava. Eu fui em Julho de 2012 e como já tinha duas amigas que moravam por lá, me hospedei com elas, o curso comprei diretamente no site da escola (+- 760 reais) e as passagens comprei numa promoção linda da Tam  (+- 700 reais ida/volta com as taxas) <3 

Agora caso você precise de um pouco mais de ajuda ou se estiver inseguro sobre planejar todas as etapas da viagem + escola, procure uma agência, pesquise muito e seja feliz. Tem várias agências sérias que podem facilitar muito sua vida!


2) A escola

A escolha da escola não foi tão difícil. Basicamente todos os lugares que eu pesquisava indicavam duas opções: Expanish ou Coined. Ambas aparentavam ser muito boas tanto no ensino como na estrutura e de fácil acesso por transporte público. Como as duas pareciam ser muito similares nesses aspectos acabei fazendo a escolha do jeito mais óbvio: pelo preço. 

Na época a que melhor me atendeu foi a Expanish. O atendimento foi impecável desde o primeiro contato que fiz por email para tirar dúvidas e permeceu assim até o final do curso. Fiz um pacote de aulas em grupo (com 6 alunos) de 20h semanais + uma aula cultural (acho que escolhi uma aula de Salsa haha). 

Ao chegar na escola, após as boas vindas, passamos por um teste de nivelamento que indica a turma que iremos entrar. Desde o nível mais básico, toda a conversação na escola deve ser em espanhol, para te ~obrigar~ a se esforçar. Como brasileiros brotam por todo lado, a gente tem que se controlar para focar no espanhol e não voltar ao português a cada segundo haha

Brasileirada se reconhece fácil haha
As aulas foram bastante produtivas e o tempo voava. Sério mesmo, eu nem via passar as 4h diárias que passava na escola. O tempo em classe variava entre conversação/gramática/interpretação de texto, sempre bem descontraído e dinâmico! Só achei que duas semanas foram pouco, maaaaas, era o que dava na época né? :D 


Fora as aulas 'normais', a escola também oferece algumas atividades gratuitas (alguns passeios pela cidade) e outras que você pode comprar diretamente com eles quando chegar lá. Minha sugestão: deixe para comprar os passeios por lá. Ao conhecer sua turma e fazer amizades, fica mais fácil decidir os passeios e com mais gente fica ainda mais divertido ;)  

Valores: Aulas em grupo - 20h semanais por 2 semanas:  $378USD (preço pesquisado em Março/2017 para Julho 2017)

3) Onde ficar

Eu acabei ficando com as minhas amigas, porém a escola oferecia opções de casa de família, apartamento individual e residência estudantil. 

Na turma de amigos que acabei fazendo, tinha gente em tudo quanto é opção de hospedagem. Teve quem curtisse muito a família que ficou e quem não se adaptou tão bem. Algumas colegas ficaram em Hostel por conta própria e adoraram. Vale a pena pesquisar um pouco e ver qual a melhor opção para você ;) 

E valeu a pena?

Meu espanhol melhorou muito? Fiquei fluente em duas semanas? Não. Mas valeu a pena mesmo assim? Muito!! Foi um desafio enorme viajar sozinha pela primeira vez e para outro país com cultura e idioma diferente do meu.

Fora que foi minha primeira vez sozinha em uma cidade grande. Nessa época eu ainda morava no interior e todo o processo de pegar metrô/ônibus não fazia parte da minha rotina. E agora imagina isso tudo em um frio do caramba (cheguei a pegar -2º) e sem entender muito bem o que o pessoal falava haha aprendi na marra a me virar, e foi ótimo! 

Voltei para casa me sentindo vitoriosa. Não por ter melhorado um idioma, mas por todas as coisas que eu conheci e aprendi. Buenos Aires é uma cidade linda e por mais que digam que o pessoal não é muito caloroso, todo mundo que acabei interagindo foi super tranquilo comigo. Gostei tanto da cidade que foi o destino que escolhemos para nossa Lua de Mel dois anos depois. Mas isso é história para outro post ;) 



Posts similares

comentários

  1. Esse post foi realmente bom pra mim porque está nos meus planos ainda em 2017 estudar espanhol. Intercâmbio mesmo. Eu já até pesquisei as escolas e foram exatamente essas duas. Fiquei mais empolgada agora!

    Beijos

    http://belsantanna.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho Buenos Aires uma cidade animal! Uma pena que muita gente não considere como uma possibilidade de intercâmbio, porque deve valer muito e pena. Estive na cidade duas vezes, e a sensação é sempre: moraria aqui. E pra aprender espanhol então.. Eu imagino sua sensação de vitória, viu! Porque é sim, uma vitória mesmo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também sou apaixonada por bsas! fui duas vezes e voltaria FACIL!!

      Excluir
  3. Que bacana Lor, tenho muita vontade de viajar sozinha e gostei bastante da forma como você organizou tudo. Por ser a primeira vez viajando pra outro país, acho que ficar pouco tempo te dá mais forças pra continuar, mesmo quando as coisas estiverem ruins. rs

    ResponderExcluir
  4. que bacana, Lo!
    Taí uma dica ótima, ninguém nunca pensa em ter uma experiência mais curtinha e próximo ao Brasil, né? Adorei!

    xx,

    Mani Piñeiro
    Instagram
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim!! tão pertinho e passa meio despercebido de muita gente :D

      Excluir
  5. Amei saber um pouco mais da tua experiência, este tipo de viagem está nos meus planos.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Deu uma vontadezinha também! Esse tipo de experiência é demais! Mesmo que não tenha aprendido taaanto, mas vale muito!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  7. Deu até saudade... queria voltar e pegar "um frio do caramba" também hehe Tenho muita vontade de estudar fora, mas nunca pensei em Buenos Aires. Muito legal ver sua experiência! <3

    ResponderExcluir
  8. Nossa, amei, que demais!!!

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Lorraine,
    Eu tenho muita vontade de fazer um intercâmbio, mas sempre fico protelando e deixando pra depois, com a desculpa de que não tenho tempo e dinheiro. Foi bom ler a sua experiência, e me fez ter ainda mais vontade de começar a planejar o meu.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim.. com muito planejamento e economia da pra gente realizar :D

      Excluir
  10. acho que a experiencia é sempre super valida, morro de vontade de fazer um intercambio tbm!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  11. Post excelente, super bem explicado!

    Já fiz intercâmbio e amei, recomendo para todo mundo. No meu caso fui fazer um semestre da faculdade em Madrid e foi uma experiência incrível.

    bjs
    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  12. ah, que legal que você fez intercâmbio na argentina! eu li sobre isso um tempo atrás e fiquei muito interessada. deve ter sido uma experiência maravilhosa mesmo :)

    ResponderExcluir
  13. Eu amo, amo, amo Buenos Aires! Fui pra lá e fiquei 20 dias em 2014 e foi incrível! Eu adorei toda a cidade, as pessoas, a arquitetura, TUDO! Esse post foi muito útil pra mim, pois quero muito fazer curso de espanhol lá em algum momento da vida hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Tenho certeza deu que foi uma experiência enriquecedora!
    Minha mãe foi para Buenos Aires em janeiro e me enviou várias fotos da Ateneo. Fiquei louca para conhecer.
    bjão
    www.jeniffergeraldine.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa que experiencia legal!!!
    Gostei daqui, beijos

    ResponderExcluir
  16. Adoro Buenos Aires, deve ter sido uma ótima experiência! E você realmente conseguiu uma passagem super em conta, que sorte.

    ResponderExcluir
  17. Intercâmbios mudam vidas, não importa se são 2 semanas ou 2 anos. Viver de verdade na cidade e ter esse contato diferente da viagem apenas pelo turismo é bem enriquecedor e marcante mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Que post maneiro, sua experiência parece ter sido ótima, tenho muita vontade de viajar para outro país, seja para fazer intercâmbio ou um mochilao, mas é algo que está nos meus planos faz muito tempo e eu pretendo mesmo conseguir. Você me deixou bem curiosa sobre Buenos Aires, eu quero começar pela América do Sul mesmo, mas nunca havia cogitado a cidade como opção hahaha quem sabe não será este o meu primeiro destino? Beijos!
    www.takebudapest.com.br

    ResponderExcluir
  19. que coisa maravilhosa uhuahua poder aprender o idioma no país da língua desejada. Aposto que foi uma aventura e tanto, queria mais posts sobre essa sua viagem!

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode deixar que virão vários outros <3

      Excluir
  20. Que bacana! Sabe que seu relato me motivou a fazer mais coisas sozinha? Hahahaha
    Eu tenho muito medo de viajar sozinha haahaha.
    Achei bem em conta o curso, e com certeza sai mais barato fazer por conta própria do que por agência.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da um pouco de medo mesmo, mas a gente aprende demaaaais!!!

      Excluir
  21. BsAs foi a cidade que eu menos gostei fora do Brasil, mas mesmo assim eu voltaria pq viajar é sempre bom né! E é mesmo uma boa opção pra começar a se aventurar por aí

    ResponderExcluir
  22. Muito legal, Lorraine! Uma experiência de intercâmbio é mesmo muito boa e pra vida! Eu adoraria fazer um intercâmbio de espanhol também. As opções que eu tinha em mente era fazer no Chile ou no Peru, mas na Argentina deve ser muito legal também!

    ResponderExcluir
  23. Que legal estudar espanhol lá fora! Mesmo por pouco tempo, você acaba aprendendo um monte de coisa e ainda mais sozinha... Aprende o mais importante: a se virar! Hahaha :)

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  24. Quando fiz meu intercâmbio de espanhol, eu fui para a Espanha exatamente por essa questão dos brasileiros, sabe? Mas não deu pra fugir, fora da sala se fala muito inglês :(
    Na época não tinha uma diferença significativa entre Argentina e Espanha, sabe? Só o voo mesmo... fiquei três semanas e a impressão é a mesma.
    Deu pra ficar fluente? Avançar muito nos estudos? Não... mas deu pra pegar mais segurança na língua.
    Mas independente de tudo, essa é uma experiência que enriquece nossa alma de uma maneira que não tem nem como mensurar. Indico para todos que tem oportunidade.
    Adorei saber que você também já fez intercâmbio Lorraine! :)

    Beijos!
    Andréia Campos
    http://petitandy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm.. acho ue um mês seria o mínimo p gente melhorar MESMO o idioma, mas ainda assim, vale muuito a pena fazer esse ~intensivão!

      Excluir