Mi Band 2: tudo sobre o smartwatch da Xiaomi

2 de outubro de 2017

Com nossa vida corrida de trabalho, mais trabalho e às vezes descanso acabamos nos perdendo no dia a dia e esquecendo da nossa saúde. Há alguns meses nós começamos a dar uma mudada nesse assunto e passamos a nos exercitar com uma frequência infinitamente maior do que antes. Iniciamos intensamente com, pasmem, uma vez por semana!?. Hoje nos esforçamos para manter uma frequência de 3 vezes por semana, algo infinitamente maior que o inicial 0/zero/nada.

Essa mudança na rotina nos despertou a necessidade de tirarmos o máximo proveito das nossas atividades e para quem é adepto de processos de melhoria contínua e NERD em tempo integral sabe bem que não se ajusta o que não se mede. Assim iniciei a busca pelo medidor adequado, que entregasse um benefício alto a um preço baixo/justo. Nada de relógios de mil reais com GPS e à prova d'água no nível mergulho de 100m. Afinal, pra quem saiu do zero de atividade física, basta o mínimo: batimento cardíaco, marcar os passos/distância, controlar meu sono e não estragar em caso de suor ou chuva.

Justiça é a palavra da vez e depois de muita pesquisa encontrei isso no relógio Xiaomi Mi Band 2 (cerca de R$72 na Gearbest, compre aqui). Para quem não conhece a Xiaomi, ela é uma empresa chinesa conhecida pela alta qualidade dos seus produtos e, para alguns produtos, pela semelhança com os da Apple. Isso lhe rende o título carinhoso de "A Apple da China". Título à parte, os produtos realmente possuem alta qualidade e, diferentemente da empresa americana, um ótimo custo x benefício.

Mi Band 2


A Mi Band 2 é uma smartband (relógio inteligente) discreta. Possui tela de OLED, que é mais eficiente e fina que o LCD, e um botão sensível ao toque logo abaixo. Com pouco mais de 4cm de comprimento, 1,5cm de largura e 1cm de altura, ele se adapta bem a qualquer pulso. Além de ter pulseira ajustável, a smartband foi projetada para que a troca de pulseira seja fácil para os usuários, o que agrada quem prefere o padrão "pulseira preta", o sem padrão (ex. verde fluorescente) ou o social (em couro) (no final do post tem uma lista de recomendações de pulseiras).

As funcionalidades seguem o padrão de mercado das smartbands - pedômetro, medidor de batimento cardíaco, medidor de sono, alarme, notificações etc. A bateria é um ponto forte e o fabricante indica duração de 20 dias do relógio em standby. Minha percepção é que o valor real é maior, principalmente com o meu uso. Não a tenho usado tanto em modo corrida (que consome mais bateria e que chegava próximo dos 20 dias), mas de qualquer forma é uma garantia que você vai ficar bastante tempo sem se preocupar em carregá-la. Para quem prefere ser discreto ou quer economizar ainda mais bateria, dá para ativar a tela apenas ao tocar no botão na face do relógio. Caso prefira, há como ativar a tela apenas no girar do pulso.

Falando do botão, ele é a única forma de interação com o relógio (tirando o aplicativo) e é o que você aciona para transicionar as telas do relógio e acompanhar suas medições em tempo real. A resposta ao toque não é um problema, mesmo não sendo "mecânico". A tela é bem iluminada, permitindo boa visibilidade mesmo sob a luz do sol. Quanto à resistência, o relógio possui certificação IP67, o que lhe garante proteção contra imersão temporária em água de até 1 metro por 30 minutos e proteção total contra poeira. Eu já tomei banho com ele e não tive problemas, apesar de preferir tirá-lo devido ao incômodo.

Na sua cola


A Mi Band 2 te acompanha em todo lugar e sabe cada passo seu, portanto, nada melhor do que ela medir o quanto sedentário você está. Com pedômetro embutido, o sistema te mostra o total de passos e de KMs "rodados" no dia. Sincronizando com o aplicativo você consegue ver a variação durante o dia e comparar com seus amigos que possuem o relógio. No aplicativo você também pode configurar uma meta diária de passos e acompanhá-la durante o dia. Já te digo, está difícil bater a recomendação de 8 mil passos da OMS (Organização Mundial da Saúde) ;)

O algoritmo (lógica que identifica o passo) do relógio não é perfeito, mas parece estar próximo ao dos seus concorrentes. No máximo vai achar que às vezes ele está te "roubando", mas nada que tire o benefício do controle.

Sem fôlego?

Quem nunca ficou com o coração disparado ao fazer atividade física? É absurdo o quanto sobe o batimento cardíaco quando estamos mal preparados, não é? Com a Mi Band 2 é fácil medir o pulso para reduzir o ritmo antes do seu limite. Basta deslizar até a opção marcada com coração e esperar a medição.

O que importa é dormir bem

Uma das atividades mais prazerosas do dia é dormir e a Mi Band 2 também te acompanha durante seu sono. Com dois modos de medição (normal e assistente de medição de sono), você vai entender dia a dia a quantidade de sono profundo, leve e quando caiu no sono e acordou. Um benefício imediato é entender como seu sono afeta seu dia posterior. No aplicativo também há um gráfico comparativo do seu sono com os demais usuários.

Para mim, outro ponto importante de dormir com a Mi Band é o despertador. Nada de som estridente no ouvido! Ela vibra seu pulso e você acorda tranquilo, sem ter que ficar procurando o celular. Pra garantir o horário, programo o relógio para despertar antes e o celular depois. Assim, além de ter uma garantia, também já estou mais desperto quando o telefone toca.

Quem perturba?

Outra funcionalidade útil é ser notificado quando seu smartphone receber ligações, SMSs ou qualquer notificação que você configurar. Só tome cuidado o Whatsapp e com os grupos de família :D. Só funciona quando o celular estiver pareado com o relógio, ok?

Vai tomar uma água, vai

Para quem é muito sedentário, o relógio pode ter um papel importante. Dá para configurar alertas de sedentarismo, digamos assim. Caso esteja muito tempo sentado ele vai chamar para uma volta e tomar uma água.

Aplicativos

O aplicativo oficial da Xiaomi para a Mi Band 2 é o Mi Fit. Ele possui todas as funcionalidades que citei acima, além de outras que não discuti por não ser o objetivo do post.

Além do Mi Fit, há outros aplicativos que adicionam funcionalidades à Mi Band, mas que para funcionarem precisam do Mi Fit instalado. Os mais utilizados são o Notify & Fitness for Mi Band e Tools & Mi Band. Funcionalidades adicionais incluem, por exemplo, exibir ícones customizados por aplicativo e ser notificado quando estiver esquecendo o celular na mesa do restaurante (devido à proximidade do relógio e do celular). Vale a pena testar!

Concorrentes

Há diversos concorrentes no segmento da Mi Band 2, mas poucos competem na mesma faixa de preço. Deixei a lista caso tenham interesse em saber um pouco mais:


Nossas impressões

Estou usando a Mi Band 2 todos os dias desde janeiro/2017 e até agora não tenho do que reclamar. Ela me acompanha nas atividades do dia a dia e com certeza tem me ajudado a ser mais consciente sobre meu sono e minha capacidade física. Além do básico das smartbands, tenho usado ela como meu despertador principal porque é uma forma de começar o dia menos irritado, haha.

Recomendo fortemente a compra principalmente devido a seu valor ser bem abaixo do mercado quando comparado com os concorrentes. Há pouco estava de olho na AMAZFIT que é mais focada em esportes e tem, por exemplo, capacidade de armazenar músicas. É mais robusta, mas também mais cara. Por enquanto ainda estou na análise. Caso saia uma resenha dela vocês terão a resposta :D

Recomendações de pulseiras

Caso esteja interessado/a em comprar a Mi Band 2, aproveite o embalo e peça também algumas pulseiras.

Nossas recomendações:

Rodrigo
Lola
Para a lista de acessórios completa da Gearbest clique aqui.



E ai, já conheciam a Mi Band?

Posts similares

comentários

  1. Que dica ótima esse relógio inteligente né?
    Big Beijos,
    LULU ON THE SKY |
    YOU TUBE

    ResponderExcluir
  2. nossa, eu tava por fora dessa modernidade td dos relogios funcionais, que bacana! eu ja super desejei esse!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Uau, sou bem atrasada em relação aos relógios. Ainda não conhecia esse, mais achei as funções incríveis! Excelente dica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Que bacana esse relógio, não conhecia..Super interessantes as funções, quero um para mim..

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei, nesses horas eu amo a tecnologia. Auxilia demais e tem um preço bastante acessível, é bem mais barato do que relógios comuns.
    A função despertador muito me interessou.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  6. Levante a mão quem está lutando pra ter uma vida menos sedentária O/ hahaha um antigo colega de trabalho meu usava esse "relógio" e achei super interessante as funçoes dele e como isso pode nos auxiliar a ter uma vida um pouco mais saudável.
    A função do pedômetro é sensacional e achei legal também a função de medir os batimentos, é importante monitorar essas coisinhas quando a gente está tentando mudar os nosso hábitos <3
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  7. Que legal, eu sou a louca da atividade física, fiquei bemmmm de olho
    bjs

    ResponderExcluir
  8. "Caso esteja muito tempo sentado ele vai chamar para uma volta e tomar uma água" adooorei, Lorraine, precisava muito disso! Tento me exercitar sempre que dá, mas acabo ficando muito tempo parada e esqueço de tomar água tb ;(

    ResponderExcluir
  9. Gente, que interessante esse relógio inteligente. Infelizmente para mim não iria rolar porque acho que iria ficar incomodada de usar o relógio TODO O TEMPO. Mas perfeito para quem não se importa. O despertador vibrando no pulso, achei o máximo!!!

    ResponderExcluir
  10. Tem duas marcas famosas que são produzidas aqui na Finlândia que é o Suunto e o Polar. Te contar que tenho namorado um polar faz um tempinho... E esse post me agradou porque não sabia se deveria mesmo comprar ou se era apenas um luxo momentâneo!
    A Bela, não a Fera | A Bela, não a Fera no Youtube

    ResponderExcluir