Como montar um roteiro completo para o Peru

30 de outubro de 2017

Nas minhas últimas férias resolvi ir ao Peru, no final de setembro, e passei 22 dias por lá. Vim aqui contar pra vocês sobre meu roteiro: quais cidades fui, quantos dias em cada uma, o que fazer, etc. Foi um roteiro bem cansativo e corrido, já que o foco da minha viagem era fazer Salkantay, a trilha de 5 dias para Machu Picchu. Então acabei ficando pouco tempo em algumas cidades e também fiz bastante trilhas. Vamos lá? Vou fazer um resumo do meu roteiro e depois faço posts detalhados de cada lugar, ok? :)


Dia 1: Lima-Huaraz
O vôo de São Paulo a Lima demora cerca de 5 horas. Cheguei na cidade na hora do almoço, fui direto para a rodoviária, onde peguei um ônibus até o Huaraz, primeira cidade do roteiro. O trajeto Lima-Huaraz leva cerca de 9 horas. Cheguei no final da noite, foi um dia "perdido", mas devido ao pouco tempo que tinha preferi viajar durante o dia para já conseguir fazer um tour no dia seguinte de manhã.

Dia 2: Huaraz - Laguna Parón
O primeiro tour foi a Laguna Paron, das 8-18h mais ou menos. O tour realmente é apenas a laguna, é um pouco cansativo pela distância até lá, mas foi o meu lugar favorito de toda a viagem! Não deixem de ir!!!!! Ah, foi o único tour que fechei antes de sair do Brasil, pois não teríamos tempo para reservá-lo na cidade, já que chegamos bem tarde no dia anterior. Fechamos com indicação do hostel.


Dia 3: Huaraz - Glaciar Pastoruri
No segundo dia fomos para o glaciar, o horário do tour é de 9-17h e nesse passamos em vários locais diferentes, o que deixa a viagem menos cansativa e mais dinâmica. Levem muuuuita roupa de frio!!!


Dia 4: Huaraz - Laguna 69
Esse é um tour para deixar para os últimos dias em Huaraz, se possível, no último, por conta da altitude. É um tour das 5-18:30, sim, ele sai beeeem cedinho porque são várias cansativas horas de caminhada. Brace yourself, apenas.


Dia 5: Huaraz - Chavin
Dia de passeio histórico. Chavin é um dos povos mais antigos do Peru, como os incas. O tour é pela sua cidade e ruínas e vai das 8:30 às 19h. À noite peguei um ônibus até Lima e viajei a noite toda, cerca de 9 horas novamente.

Dia 6: Lima-Cusco
Cheguei em Lima cedinho e fomos para o aeroporto, onde ficamos esperando nosso vôo para Cusco, que levou cerca de 1:20. Foi um dia para trocar dinheiro, ver algumas agências para fechar os tours, ver dicas da cidade com o pessoal do hostel, mandar roupa pra lavar, dar uma volta na Plaza de Armas...

Dia 7: Cusco - Vale Sagrado
O tour saía por volta das 8:30-9h e retornava às 19h mais ou menos. Passamos por Pisac e Ollantaytambo, que são ruínas e cidades inca, e Chinchero, uma comunidade local que vive de artesanato.

Dia 8: Cusco - Moray e Maras
Moray é o laboratório inca, é onde eles faziam suas plantações, é bem interessante! Maras são as "salineras", é muuuuito bonito, me impressionou e não estava esperando tanto de lá. São várias famílias que produzem sal na região, é enorme e lindo. O tour vai de 8:30 até, mais ou menos 15h. Se você quiser, consegue encaixar outro tour aqui, não fizemos pois no outro dia iríamos pra Salkantay.


Dias 9-13: Salkantay
A parte mais esperada da viagem: a trilha! A van passa bem cedinho pra nos buscar, por volta das 5 da manhã. São 5 dias andando até Machu Picchu. Calma que logo vem post explicando tudo sobre Salkantay! :)


Dia 14: Cusco - Walking tour
Tirei o dia para descansar um pouco, por conta da trilha. Mas fizemos um free walking tour pela cidade, durou cerca de 2 horas e foi bem bacana! O guia era muito bom e aprendemos mais sobre a cidade e a cultura peruana. Você também pode inclui na sua lista a Rainbow Montain. Acabei optando por não fazer por ser um passeio bem cansativo, e como já tinha feito Salkantay, preferi não ir, mas todos que conheço que foram, amaram.

Dia 15: Cusco - Museus e parte histórica da cidade
Fomos ao Mercado de San Pedro, Qorikancha e ficamos andando pela cidade. Uma opção também é fazer os outros passeios do boleto turístico, que são vários! Acabei não fazendo mais nenhum, mas falam que vale super à pena! À noite peguei um ônibus pra Puno, foram 6h de viagem.


Dia 16: Puno - Ilha de Uros e Taquille
Cheguei cedinho na cidade e já tinha tour pela manhã, acabei agendado pelo hostel mesmo, quando estava em Cusco. Passeio no Titicaca, que é o maior lago da América do Sul. Fomos até as Ilhas Flutuantes de Uros, onde uma comunidade mora nessas ilhas e é incrível, super diferente! Depois fomos para Taquille, uma ilha enorme e lindinha. O tour vai das 7-17h mais ou menos. À noite eu peguei um ônibus e fui para Arequipa, viagem de 6 horas. Uma opção é seguir daqui para Bolívia, que é o que muitos fazem.


Dia 17: Arequipa: Walking tour + Monastério Santa Catalina
Cheguei cedinho em Arequipa e resolvi fazer um free walking tour, como o de Cusco. Era das 10-12h, fomos a vários pontos da cidade, como Plaza de Armas, igrejas, paramos para ver os vulcões, a cidade é linda! Não fiz, mas você pode visitar o Monastério Santa Catalina, todos que conheci e foram, amaram. Fica a dica!


Dia 18: Arequipa - Colca Canion
Esse tour sai cedo! 3 da manhã você tem que estar pronto pro passeio, porque o Canion é bem longe. Há várias paradas tanto em mirantes quanto mini cidades e, finalmente, o Canion para ver os condores (ave típica da região). O tour volta às 17h mais ou menos. À noite peguei um ônibus pra Ica, mais 12 horinhas de viagem.


Dia 19: Ica - Huacacchina
Cheguei em Ica de manhã e fui para o oásis. Fiquei descansando e fiz o passeio de buggy no final da tarde, entre 16-18h para ver o por do sol. Fiquei apenas um dia em Ica, mas você tem opção de ficar mais uns 2 e fazer as Ilhas Balestras e tours em vinículas da região. Minha prima fez e gostou!


Dia 20: Lima - Miraflores e Barranco
Peguei um ônibus de manhã em Ica até Lima, cerca de 6 horas de viagem. Na cidade passeei por Miraflores e Barranco, as partes mais turísticas da cidade

Dia 21: Lima - Huaca Pucllana + Parque das águas
Huaca Pucllana é um sítio arqueológico no meio de Miraflores e tem um restaurante lá bem famoso, com uma vista linda. A visita é guiada e dura 1 hora, em inglês ou espanhol. O Parque das Águas possui várias fontes lindas e elas têm jogos de luzes, bem bonito. É um lugar para se ir à noite!


Dia 22: Lima - Centro histórico e volta para o Brasil
Dia de visitar o centro histórico de Lima, igrejas, museus, etc. Fiquei boas horas andando pelo centro e à noite meu vôo de volta à terrinha.

Corrido, né? Foi um roteiro beeeem agitado haha caso você tenha mais dias e/ou não faça Salkatay você pode remanejar a quantidade de dias em cada lugar e fazer tudo com mais calma, aconselho. No final da viagem eu estava esgotada e com saudades da minha cama, apesar de ter amado o país e a viagem. E aí, o que acharam desse roteiro? Teriam esse pique maluco que eu tive?



Posts similares

comentários

  1. Que lugar mais fascinante. Amei as fotos.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  2. Que fotos maravilhosas!
    Vocês souberam aproveitar bem e conhecer muitas coisas nessa viagem! Deve ter sido ótimo.
    Estarei esperando mais posts sobre cada lugar.
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Já estamos providenciando os próximos posts! Teremos infos bem detalhadas de cada lugar :)

      Beijos!!

      Excluir
  3. Adorei ler seu roteiro! Peru está na minha lista de lugares para conhecer. E sou a louca do planejamento hahahha, então sempre procuro em blogs dicas de roteiro. Com certeza quando eu for para lá, vou voltar a ler o post.
    As fotos ficaram lindas, a primeira é de tirar o fôlego.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Lilian!
      Bote no topo da lista, porque realmente vale à pena!
      Também sou a louca do planejamento, fiquei organizando essa viagem muito tempo antes de ir e deu tudo certo :)

      Beijos!

      Excluir
  4. Adoro as postagens que você faz Fer. Te acho super aventureira. Eu gostaria de ser mais assim, mas sou muito medrosa pra tudo haha

    O post ficou bem completinho e as fotos ficaram lindas! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Claudia!
      Say yes to new adventures!!!!!!! Quando começar a se aventurar não vai mais querer parar!

      Obrigada, um beijo!

      Excluir
  5. Que roteiro mais maravilhoso!!! Peru é um país muito fascinante! Fiquei quade duas semanas quando fui, mas poderia ficar facilmente muito mais. Essa primeira parte do roteiro eu nao fiz, mas já me deixou doidinha pra querer voltar logo ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei 22 dias e ficaria mais também! É um país muito completo, né? são várias paisagens totalmente diferentes umas das outras! Amay <3

      Excluir
  6. Gente esse lugar é incrível, não conheço muito o Peru e estou impressionada com tanta beleza! <3
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  7. uauu que roteiro super completo. Amei
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Uau...que imagens lindas..
    Não conheço o Peru ainda, mas tenho vontade

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Junte um dinheirinho e vá, super vale à pena! Indico a todos :)

      Excluir
  9. Eu amei este post, morro de vontade ir no Peru, principalmente por Machu Picchu. Esses passeios vc pega informações de empresas que fazem no próprio hotel que você fica ? Poderia dar mais dica sobre isso ? Tipo com qual empresa vc fez tal passeio e a média de preços ? Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone!
      Nos próximos posts tem detalhado tanto as agências quanto todos os valores que eu gastei durante a viagem!
      Mas já adiantando, a maioria foi indicação do hostel, apenas em Cusco fiz por uma agencia de indicacao de um amigo que ja tinha ido... os passeios variam de 40-60 soles a maioria (da 1/1 em relação ao real)

      Beijos!

      Excluir
  10. Peru, um dos países mais incríveis que conheci. Seu roteiro ficou incrível!

    ResponderExcluir
  11. O legal de lá é que tem bastante trilha pra fazer e que o final da trilha é o mais emocionante né? Vejo isso pelos vlogs e posts de viagem que leio. Mesmo sendo corrido, vale a pena explorar um pouco de cada lugar, porque em cada canto a gente aprende alguma coisa né?
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simmm, amo trilhas e lá os lugares são muito bonitos, parecem cenários de cinema! EU ameeeeeeeei <3

      Excluir
  12. ADOREI esse post super completo com o roteiro pro Peru, vou até salvar aqui pra caso eu viaje pra lá, suas fotos me deixaram com mt vontade!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  13. Cheguei à conclusão que se um dia eu for visitar o Peru, algumas semanas antes vou fazer umas caminhadas para aumentar a minha resistência, kkk. Você fez muitas caminhadas durante o roteiro. Mas, acho que eu teria esse pique sim, a empolgação pra conhecer novos lugares e cultura superaria meu cansaço, kk.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso com certeza porque vai te ajudar ahhaha vá jovem e com disposição, mas vá! ahhaha vale super a pena :)

      Excluir
  14. Arrasou no post, ameiiii o roteiro e as fotos! 22 dias foi um ótimo tempo pra curtir várias coisas e com calma, né? Tô apaixonada por essas Lagunas e pelo por do sol em Ica, agora quero ainda mais conhecer o Peru! <3

    Com amor,
    Steph • Não é Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roteiro de 22 dias dá pra fazer com calma se você não fizer a trilha ou cortar alguns lugares que eu fui, o Peru é muito grande, então voce acaba ficando muito tempo na estrada... mas vale a pena :)

      Excluir
  15. AAAAH eu sonho em viajar para o Peru, que lugar maravilhoso! melhores dicas ♥

    ResponderExcluir
  16. Eu morro de vontade de ir ao Peru!! Já salvei o seu post no meu Evernote para futura consulta!!! :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Que lugares, que cliques, que poesias em imagens, que entregas, que intensidades, que mensagens! Ai, fico querendo abraçar esse blog todinho e não tirar de perto, cada vez mais a cada postagem. Nanda e Lo, as dicas de vocês são tão valiosas, tão cuidadosas. É uma lindeza poder colocar cada post nos favoritos e encher a barra do navegador com esses tesouros!

    www.semquases.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!!! Tudo bem?
    Saudade de visitar seu blog <3
    Amei o post. E amo suas dicas, as fotos estão encantadoras e lindas.
    Beijocas.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir