Arraial do Cabo: minha praia favorita do Rio de Janeiro

28 de março de 2019 - Fernanda

Uma das minhas viagens favoritas no Brasil foi para Arraial do Cabo. A cidade fica na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, a 118km da capital. É conhecida como parte do Caribe brasileiro.

Como chegar em Arraial?

Você pode ir de ônibus do Rio de Janeiro, pela empresa de ônibus 1001 e a passagem custa cerca de R$83,00 e são 3h de viagem. Se você estiver em Cabo Frio, cidade ao lado de Arraial, você pode pegar um ônibus circular que sai de vários pontos de Cabo Frio, inclusive da rodoviária, e custa R$5,55, o trajeto leva em torno de 30 minutos, dependendo do local de partida e de onde você irá descer. É super tranquilo.

Outra opção é usar o Blablacar (contei como usar aqui), acaba saindo metade do preço do ônibus e é bem mais rápido. Geralmente os carros saem da Rodoviária de Cabo Frio. No meu caso, fui de ônibus e voltei de Blablacar, não tive nenhum problema :)

O que fazer em Arraial?

Arraial é uma cidade pequena e pouco estruturada mas com praias lindas, todas as que eu fui eram maravilhosas.



Pontal do Atalaia

Acredito que seja a praia mais clássica da cidade, a que todos já viram foto e querem conhecer. Dica essencial: chegar cedo. É o cartão postal da cidade, a praia é pequena e chega uma hora da tarde que não bate mais sol na praia. Então garanta seu lugar! Você pode ir andando, é uma boooooa caminhada do centro da cidade, pegar um uber, ir de carro (mas os lugares para estacionar são limitados) ou ir de barco. Fui de uber e voltei andando e no meio do caminho parei em um mirante que todos esperam para ver o por do sol. A praia tem quiosque, a água é MUITO cristalina e linda, dá até dor no olho de tão transparente! O mar também é bem gelado como as praias do Rio de Janeiro costumam ser.

Praia do Farol

Pense numa praia com águas cristalinas: é lá. Lugar incrível, você só pode chegar de barco, são cerca de 40 minutos de viagem. Não dá para chegar nem com trilha, então é uma praia mais vazia. Vale muito à pena!


Prainha

É a primeira praia que você vê quando entra em Arraial. Não é a mais bonita e é bem cheia pelo fácil acesso, mas eu gostei muito quando eu fui! Ela é bem estruturada, tem muuuita barraquinha de comida, vendedores ambulantes, cadeiras e guarda sol para alugar. Você também pode alugar stand-ups e/ou caiaques (inclusive tinha alguns com a estrutura de acrílico, transparente, então você pode enxergar o fundo do mar). Fui com dois amigos que fiz no hostel, alugamos um de cada e fomos remando até a praia da Graçainha, uma mini praia do lado da prainha que é onde ficam várias tartarugas. Foi incrível, vimos várias, foi lindo! Vá, mas prepare o braço para remar :)


Passeio de barco

Foi um dos melhores passeios da minha vida. Fui em 2017, em baixa temporada e paguei por volta de 60 reais. Fiz com a Embarcação Ericka Barreto (tem página no Facebook) e eu recomendo muito. A equipe foi incrível, todos muito solícitos e preocupados com a galera. Era o único barco que vi que sai um pouco mais tarde e fica no mar até o por do sol. O passeio começa por volta das 12h e volta no começo da noite. A gente passa por diversas praias, inclusive Pontal do Atalaia e Praia do Farol, além da gruta azul. Há paradas pra descer nas praias, fazer snorkel, eles disponibilizam coletes e macarrões pra quem quiser. Também há frutas e bebidas não alcoólicas inclusas, além de rolar um churrascão em alto mar, você pode comprar espetinhos pra matar a fome e no final do meu passeio eles ainda fizeram mexilhões que pescaram na hora, estava uma delícia! O ponto alto do passeio, apesar de tudo ter sido incrível, foi o por do sol. Fomos beeeem pro meio do mar e enquanto o sol se punha, vários golfinhos apareceram ao lado do barco e foi muito lindo e emocionante, uma das coisas mais incríveis que tive oportunidade de viver. Não deixem de fazer esse passeio!


E aí, já conheciam Arraial? Ficaram com vontade de conhecer?


Mais do blog aqui: Facebook | Instagram


Posts similares

comentários

  1. Ainda não conhecia mas fiquei babando de vontade de conhecer, só pelas fotos meu olho já doeu de tão lindo esse mar ♥

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que passeio mais incrível!!! Amo praias apesar de não ir com tanta frequência. Amei as fotos. É tudo tão cristalino. *.* Estou impressionada. E que por do sol você teve, hein?! Deve ter sido maravilhoso!!!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir