Loucos por séries #6: Chernobyl

25 de setembro de 2019 - Lorraine

Eu tinha planejado falar um pouco dessa série sensacional logo depois que ela saiu na HBO, mas fui deixando, deixando, deixando e quando percebi já tinha passado alguns meses haha! Mas como ontem ela foi merecidamente coroada no Emmy, ganhando o prêmio de melhor mini-série, achei válido falarmos um pouco mais dessa obra-prima.

Praticamente todo mundo já ouviu o nome Chernobyl alguma vez na vida. Tem alguma ideia do que tenha acontecido, ou pelo menos associa o nome ao desastre nuclear que aconteceu no norte da Ucrania. A história detalhada por traz desse acidente é que ainda não era bem conhecida pelas pessoas em geral.

Sinopse Chernobyl:

"Ucrânia, 1986. Uma explosão seguida de um incêndio na Usina Nuclear de Chernobyl dizima dezenas de pessoas e acaba por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamenta o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente".



O que levou o reator a explodir? Como tudo aconteceu? Quais as consequências desse desastre? Como era a vida das pessoas que lidaram com tudo isso acontecendo envolta delas? Foram muitas perguntas difíceis que foram sendo respondidas à medida que a série se desenrolava, num contexto bastante diferente do que estamos acostumados. 

O nome HBO já vem associado a cenas mais gráficas na tela, o que eu nem sempre gosto muito (estômago fraco, sorry haha), mas Chernobyl conseguiu ter um bom equilíbrio entre mostrar a realidade e manter o impacto sem cenas fortes gratuitas. Direção, enredo, fotografia e atuações maravilhosas, fazendo com que a gente fosse mesmo transportado para a União Soviética de 1980-1990. 

Gostei bastante desse formato mais curto da série. Deu tempo de explicar bem o enredo, fechar as pontas soltas e finalizar de forma que o expectador saísse mais consciente tanto da história e política, como até mesmo explicações super didáticas de conceitos dificílimos (pelo menos para mim) de física e química. Para quem ainda está no ensino médio, deve ser excelente para enriquecer os conhecimentos da Guerra Fria e até mesmo as dúvidas mais teóricas da parte nuclear. A cada episódio eu ia fazendo mais buscas para tentar absorver o tanto de informação que era explicado. 

Com certeza uma das melhores séries de 2019! 

E vocês, já assistiram Chernobyl? Consegui te convencer a colocar na listinha?




Posts similares

comentários

  1. Eu assisti, amei e fiquei enlouquecida com o assunto! Tanto que fui pesquisando mais várias coisas além da série para entender mais sobre o desastre. Agora quero ir lá visitar kk louca mas quero

    Um beijo,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorraire, eu assisti sim e achei a produção incrível. Mas depois eu li um artigo de um jornalista russo levantando algumas questões BEM interessantes, se você tiver interesse aí vai o link: https://www.geonoticias.com.br/para-jornalista-russo-producao-de-sucesso-da-hbo-que-aborda-chernobyl-e-fundamentalmente-falsa/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não assisti, mas estou muito curiosa, tá na lista pra assistir depois.
    Beijos

    ResponderExcluir