Como aromatizadores influenciam nos ambientes de sua casa?

31 de outubro de 2019 - Lorraine

Quem não gosta de uma casa cheirosa e cheia de boas vibrações? Os aromatizadores podem deixar os ambientes mais aconchegantes e harmoniosos, equilibrando a energia de lugar. Os aromas têm forte poder terapêutico e são, inclusive, usados como alternativas na cura de diversos distúrbios e doenças. Essa técnica é chamada de aromaterapia, que utiliza os óleos essenciais das plantas para ajudar com sintomas psicossomáticos e somáticos. 

Imagine, então, o que aromatizadores podem fazer pelo seu bem-estar! Você pode escolher as fragrâncias de acordo com o que quer buscar: paz, alegria, alto-astral, saúde, prosperidade etc.

 Image by monicore from Pixabay

Como escolher a fragrância dos aromatizadores e quais suas funções terapêuticas 

Para começar, você deve saber que não precisa escolher uma só fragrância para a casa inteira. É possível ter cheiros diferentes na sala de estar, quarto e banheiro, por exemplo.

Outra informação importante é que há tipos de aromatizadores para roupas e para ambientes, ou seja, você pode espalhar suas fragrâncias preferidas tanto nos cômodos da sua casa quanto em estofados, cortinas, roupas de camas, roupeiros e onde mais imaginar.
Agora, entenda como as fragrâncias podem influenciar na energia dos ambientes de acordo com a aromaterapia:
  • lavanda: um dos óleos essenciais mais utilizados pela aromaterapia, a lavanda traz vantagens como redução do nível de estresse, ansiedade, além de promover sensação de tranquilidade. É também utilizada para amenizar dores; 
  • jasmin: esse aroma pode ser um forte aliado por suas qualidades antidepressiva, antisséptica, sedativa, entre várias outras; 
  • alecrim: o aroma do alecrim pode funcionar como analgésico, estimulante geral, estimulante cerebral e cicatrizante. Também é utilizado como complementação da lavanda, pois enquanto um acalma o outro estimula. 
  • capim limão: ajuda a manter a concentração. O aroma é bastante indicado para ambientes que tenham crianças muito agitadas; 
  • sândalo: ajuda a promover a calma e a serenidade. Além disso, tem qualidades terapêuticas, agindo como antidepressivo, afrodisíaco, bactericida, expectorante, sedativo, dentre outras. 
  • canela: excelente para ajudar a prevenir dores reumáticas e resfriados. Junto com o jasmim e o sândalo, é também afrodisíaco. 

Como os aromas funcionam no corpo físico

Você pode até pensar que a aromaterapia é uma terapia alternativa, portanto, não vai tratar sozinha de uma doença ou de um sintoma. Dessa forma, seria preciso o acompanhamento de um profissional da saúde. No entanto, a seriedade dela é tanta que a aromaterapia foi incorporada ao rol de terapias oferecidas pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. 

A inalação da aromaterapia segue dois caminhos: 
1) nariz —> cérebro —> liberação hormonal e neuroquímica —> efeito mental emocional; 
2) pulmões —> corrente sanguínea —> coração ou demais órgãos (fígado, pâncreas, rins, bexiga, pele etc).

As vantagens do uso de aromatizadores 

Ao escolher as fragrâncias para os ambientes da sua casa, tenha em mente seus benefícios para: 
  • mente: ajudam a combater o cansaço mental, determinadas fobias e perturbações do sono. Além disso, podem aumentar a concentração e melhorar a memória; 
  • corpo: os vapores dos óleos essenciais circulam pelo organismo e podem ajudar com sintomas de variadas doenças; 
  • estado emocional: ajudam a diminuir o nervosismo, a ansiedade e quadros de depressão e tristeza. Ajudam também com a autoestima e autoconfiança; 
Conhecendo as vantagens e tendo essas dicas, fica bem mais fácil escolher os aromatizadores para sua casa, concorda? E o melhor, além de escolher suas fragrâncias preferidas, você ainda consegue associá-las aos benefícios da aromaterapia, beneficiando você e todos da sua família.

Meus aromas favoritos são de lavanda e capim limão e o de vocês? Me conta nos comentários :) 

Posts similares

comentários

  1. Eu comprei um na Le Biscuit de pitanga e era uma delícia! Foi o melhor aromatizador que eu comprei, mas acabou em menos de 1 mês! E como era carinho, acabei não comprando mais... buááá

    ResponderExcluir
  2. Amo conhecer esses cheirinho e sou apaixonada pelo cheirinho de capim limão, e amo o sabor do chá, é maravilhoso poder apreciar isso.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir