O papel das cores na decoração da sua sala de estar

20 de novembro de 2020 - Lorraine

Às vezes a gente senta no sofá e para pra olhar a sala. Após um período de observação dos móveis, das paredes e dos itens de decoração, chegamos à conclusão de que precisamos de uma mudança.

Seja pela necessidade de virar a página ou se simplesmente está buscando comprar apartamento em ipanema e deseja reunir inspirações para esse novo espaço, uma boa forma de planejar esse projeto é refletindo sobre a presença das cores nos ambientes. Agora nesse período que estamos passando mais tempo em casa, estou sentido cada vez mais a necessidade de deixar meu cantinho com a nossa cara! Vamos falar um pouco sobre as cores e seu papel na decoração? 



Uma escolha que influencia na temperatura

Ao observar um prisma de cores, é possível compreender sua lógica que separa as cores quentes das cores frias. Para Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), criador da Teoria das Cores, elas possuem um efeito sensorial-moral para os seres humanos. 

Logo, cores como azul, roxo e verde trazem uma sensação mais fria aos ambientes. Ao passo que ao olhar o outro lado do espectro, temos cores como laranja, vermelho e amarelo, tons que causam a sensação de aumento de temperatura.

Entendendo o significado de algumas cores

Além de tudo isso, cada cor possui um significado segundo a psicologia. Observe abaixo e saiba o que você está levando para o seu ambiente ao realizar a escolha das cores para decorá-lo:

• Cores Quentes 
• Rosa – Beleza, romance, sensualidade e energia. 
• Laranja – Tolerância, gentileza, espontaneidade e movimento. 
• Vermelho – Elegância, conquista, liderança, requinte e paixão. 
• Amarelo – Despertar, juventude, otimismo, criatividade, alegria e descontração. 

• Cores Frias 
• Azul – Saúde emocional, lealdade, segurança, tranquilidade e confiança. 
• Violeta – Respeito, dignidade, sinceridade e prosperidade. 
• Verde – Perseverança, vigor, juventude, calma e esperança. 

• Cores Neutras 
• Preto – Dignidade, autoanálise, sofisticação e introspecção. 
• Cinza – Estabilidade, sobriedade e equilíbrio. 
• Branco – Calma, verdade, pureza, sinceridade, paz e inocência.

Utilizando as cores de forma inteligente

Utilizar estampas em detalhes da sala – Seja nas toalhas, no tapete ou em capas de almofadas, as estampas trazem vivacidade para sua sala de estar e oferecem uma grande variedade de opções. 

Pintar as paredes ou o teto – Lembrando que a utilização de cores muito fortes pode tornar o ambiente pesado. O ideal é escolher uma cor de destaque para uma parede e trazer a predominância de tons mais neutros nas outras superfícies. 

A versatilidade das cortinas – Uma cortina aberta para aumentar a incidência de luz solar durante um dia quente pode transformar um ambiente inteiro quando fechada durante a noite. Dessa forma, o ideal é escolher um modelo com tonalidade mais aconchegante para combiná-las com a luz artificial de spots, luminárias e abajures. 

Plantas decorativas – Espécies como o lírio-da-paz, o antúrio, a bromélia e a violeta são fantásticas opções para trazer mais cor para sua sala de estar – sem contar todos os benefícios que o cultivo delas pode trazer para a sua família! 

É importante saber que mensagem você deseja passar tanto para seus convidados quanto para você e sua família diariamente. Para isso, é fundamental ter um conhecimento básico sobre o significado das cores na hora de compor cada ambiente do seu lar. 

E aí, qual a sua combinação de cores favoritas para decoração? Me conta nos comentários :)

Posts similares

comentários