Diário da gravidez: o primeiro trimestre

17 de agosto de 2021 - Lorraine

Foi no dia 26 de Fevereiro de 2021 que eu confirmei as desconfianças que já estava tendo nos últimos dias. O positivo, mesmo sendo muito esperado, ainda conseguiu me pegar de supresa. 

Não sei explicar tão bem, mas cada mulher conhece bem seus sintomas da TPM e em mim eles não estavam iguais. Então no dia 1 de atraso já fiz o teste e fiquei alguns minutos olhando para aqueles dois risquinhos. Na dúvida, fiz o segundo. E o terceiro HAHA


O primeiro trimestre costuma ser um período onde muitas coisas acontecem e praticamente ninguém fica sabendo. Eu fui mais uma adepta a esperar passar o primeiro trimestre para contar da novidade para as pessoas.

Muita gente acha bobeira/exagero essa espera, mas a verdade é que cada mãe/pai/família vai ter sua forma de reagir às novidades. Eu precisava de um tempo sem muitas pessoas na minha cabeça para processar tudo da melhor maneira :)

De certa forma, meu primeiro trimestre foi tranquilo. Não tive enjoos, apenas um leve "embrulho" quando acordava que sumia quando eu comia haha! Parece até doidera isso, vendo tantas pessoas passando mal com cheiros e comidas. Comigo era exatamente ao contrário: eu ficava com o estômago mais zuado se demorasse para comer! Agora um sintoma clássico da gravidez que me pegou de jeito foi o sono, não sei da onde saía tanta vontade de dormir de dentro de mim.

A parte não tão tranquila foi a descoberta de um hematoma subcoriônico após um sangramento na 6a semana. Esse nome horroroso fez eu passar alguns dias pesquisando no PubMed tudo o que eu pude do assunto. No fim, é um evento adverso muito comum no primeiro trimestre que fez com que eu precisasse ficar de repouso por algumas (muitas!) semanas. E isso tudo no fim do doutorado, tendo que finalizar a escrita da tese!

Os exames de rotina iam me acalmando no controle do hematoma e a cada vez que fazíamos uma ultrassom e víamos a bebê crescendo e o hematoma diminuindo, a alegria tomava conta! Com 12 semanas e o ultrassom morfológico feito (um dos mais importantes da gravidez) respiramos mais tranquilos e começamos a contar aos mais chegados a novidade :)

Acho que tirando isso e o coronas, meu maior aborrecimento com a gravidez tem sido as limitações alimentares haha! Na gravidez temos que redobrar os cuidados com a lavagem de verduras/frutas. Também eliminei os ovos com gema mole (saudades!), carne mal passada, sushi/sashimi e limitei minha  cafeína. Acabei optando por tomar café descafeinado, mas quando bate uma vontadinha maior, tomo 1 xícara pequena de café "normal" no dia.

É um mundo todo novo e sigo estudando bastante. Como toda mãe de primeira viagem, ainda tenho mil dúvidas mas tenho conseguido aproveitar bastante essa fase <3 


Posts similares

comentários

  1. Que notícia maravilhosa! Parabéns! Não sou mãe, mas adoro acompanhar o registro e desabafos, aprendo muito com eles.

    ResponderExcluir
  2. Aww fiquei tão feliz por vocês Lor. Nem imagino como a rotina deve ser diferente estando grávida pela primeira vez. Acho que é um novo mundo rs

    Puxa ainda bem que você está conseguindo comer e não ficando muito enjoada. Espero que continue assim. Ah dormir pelo menos é bom hehe

    ResponderExcluir