Cuidados com a pele na gravidez

19 de outubro de 2021 - Lorraine

Chega o positivo do teste de farmácia e com ele algumas (muitas) restrições. Inclusive nos cuidados com a pele. É gente, a maternidade chega chegando mesmo!

Assim que descobri estar grávida, entrei em contato com minha amiga dermato e já fomos vendo quais dos meus produtos eu poderia continuar usando e quais eram proibidos. 

Minha rotina de pele é bem enxuta normalmente, nunca tive paciência para os milhões de passos da k-beauty. Em geral minha rotina é resumida em 3 passos: lavar com sabonete apropriado, algum tônico ou sérum específico e hidratar. Só. O meu segundo passo foi o único que precisei alterar: produtos com qualquer tipo de retinol são proibidos, e um tônico de ácido glicólico que eu usava da The Ordinary também preferimos cortar (nesse caso, depende da % do ácido, na dúvida, cortei tudo). 

Mantive do passo 2: ou uma vitamina C ou um sérum de Niacinamida + Zinco (ambos The Ordinary - tem resenha da Vitamina C aqui).

E a parte mais marcante dos cuidados com a pele, ou pelo menos o que as grávidas mais pesquisam: os hidratantes e óleos anti-estrias. E mais uma vez: conversem com a obstetra e dermatologista sobre quais produtos são liberados!

Nos primeiros meses eu usei apenas um hidratante normal da Aveeno que eu já tinha. Não é específico para estrias, mas hidrata muito bem. Quando acabou meu pote, por volta dos 4 meses, comecei a usar produtos mais específicos e potentes!

Usei 2 combos: hidratante mustela + bio oil e hidrante + óleo da Natura. Ia alternando entre eles, até porque, idealmente tem que hidratar pelo menos 2x ao dia. No começo estava até mais tranquila... passava só hidratante de manhã e óleo e hidratante a noite... mas quando a barriguinha começou a aparecer mesmo, lá pelo 6 mês, intensifiquei os cuidados e comecei a usar óleo e hidratante 2x ao dia. Agora no 9 mês, até mais de 2x! 

Da parte dos cheiros eu não tive nenhum problema, zero enjoo com cheiros a gravidez toda. Mas, vale avisar que tanto o da mustela, quanto o bio-oil tem uma fragrância leve, que eu inclusive achei bem gostosa. Mas, tive amigas que não conseguiram usar o hidratante da mustela, justamente pelo cheiro.

Quanto à hidratação, gostei mais do hidratante mustela do que da natura. Tive a sensação que o hidratante da mustela mantinha a pele hidratada por mais tempo. Dos óleos, ambos são bons e não vi grandes diferenças entre eles, tirando o cheiro. Os dois produtos da Natura são praticamente sem cheiro nenhum!

Por enquanto esses cuidados estão sendo suficientes (espero que continue assim haha)! Fora isso, também é essencial cuidar da hidratação do corpo como um todo e beber bastante água! 

E pra finalizar, acho que o melhor cuidado que podemos ter é sempre lembrar que nosso corpo muda muito nessa fase e não idealizar demais. Mudanças, marcas, estrias e o que quer que seja, são também parte da gente e da nossa história :)


Posts similares

comentários

  1. Não conhecia esse da Mustela, mas o Bio-oil eu tenho vontade de experimentar.
    Tenho tendência a ter estrias e tenho até medo se um dia eu engravidar e ficar cheia delas...

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorraine! Ai, essa fase é muito gostosa, aproveite! Eu cortei bastante coisa na gravidez, só usei produtos naturais e evitei ao máximo produtos que não tinha certeza se eram liberados. Usei Mustela demais ~ e inclusive continuo usando no meu filho, especialmente uma linha dedicada a peles sensíveis, que é maravilhosa. Beijo, beijo :*

    ResponderExcluir